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http://hdl.handle.net/11422/20918
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Freitas Junior, Roberto de | - |
dc.contributor.author | Silveira, Vitor Luiz Vieira | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-27T12:08:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-02 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/20918 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Multilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de língua estrangeira | pt_BR |
dc.title | Gramática de construções diassistêmicas e multilinguismo: um estudo sobre a produção em ILA de brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8290929150934751 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1272473710252960 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Priscilla Mouta | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9622404949448869 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo geral deste trabalho é analisar, formal e funcionalmente, usos agramaticais das diaconstruções [(X)VSN] e [(X)VauxVppSN] como em "Yesterday, happened an accident" e "It was confirmed the exam results", emergentes em textos em inglês como língua adicional (ILA) de brasileiros. Portanto, ao considerar a formação de um constructicon multilingue, no qual construções diassistêmicas tendem a abarcar informações gerais de construções específicas de cada língua, pretendemos verificar se, durante o processo de uso/aprendizagem de ILA, falantes nativos do português brasileiro recorrem às diaconstruções [(X)VSN] e [(X)VauxVppSN] formadas à partir de idioconstruções da L1 e da L2, produzindo, possivelmente, orações agramaticais com sujeito posposto em ILA. Para isso, analisaremos, especificamente, dados com os verbos to exist, to seem, to occur, to happen e to appear e orações passivas VS, que emergem na produção em ILA de brasileiros. A metodologia da pesquisa consiste na análise de dados provenientes de testes de aceitabilidade (experimento offline), aplicados no período de 2019 a 2020 a alunos de níveis mais básicos e mais avançados do CLAC-UFRJ. A abordagem teórica utilizada no trabalho é a da Gramática de Construções Diassistêmica, um modelo teórico associado à Gramática de Construções Baseada no Uso (cf. BYBEE, 2006; 2010; GOLDBERG, 2006; PEREK, 2015; TROUSDALE, 2013; HÖDER, 2012; 2014; 2018; FREITAS et alli, 2018). Essa abordagem assume, de modo geral, que o conhecimento linguístico de falantes bilíngues/multilíngues configura-se em um repositório estruturado de construções diassistêmicas (não-específicas), as diaconstruções, e construções idiossincráticas (específicas), as idioconstruções. Tal repertório é construído e organizado com base no input multilíngue disponível através da formação da interlíngua e de processos cognitivos de domínio geral, como a analogia e a categorização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
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