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dc.contributor.advisorFragoso, Maria Luiza Pinheiro Guimarães-
dc.contributor.authorNicolay, Nadine Prates da Cunha-
dc.date.accessioned2023-06-30T13:32:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:56Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.citationNICOLAY, Nadine Prates da Cunha. Germe: design especulativo para assembleias multiespécie. 2022. 163 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20941-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesign especulativo de interfacespt_BR
dc.subjectIdentidade visual generativapt_BR
dc.subjectOrganismo estéticopt_BR
dc.subjectMultimídiapt_BR
dc.subjectBiotelemáticapt_BR
dc.subjectAssembleia multiespéciept_BR
dc.titleGerme: design especulativo para assembleias multiespéciept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoGERME é uma pesquisa teórico-prática de design especulativo que envolve experiências artísticas e laboratoriais. Busca constituir um sistema biotelemático experimental informado por dados obtidos no sensoriamento de relações em uma assembleia urbana multiespécie (TSING, 2013). Abrange um projeto multimídia (FRAGOSO, 2003) de identidade visual generativa e de interfaces especulativas desenvolvido para atender as necessidades de uma instalação artística permanente, interativa e interdisciplinar que agrega elementos naturais e artificiais de maneira que processos automatizados criam um organismo estético (NÓBREGA, 2018). Discutimos o design enquanto possível potencializador de criações coletivas de paisagens urbanas e virtuais, em oposição ao contexto de caráter antropocêntrico monocultural estruturante da sociedade de consumo e dos modos de vida do “povo da mercadoria” (KOPENAWA, 2015). Todos somos sujeitos desta pesquisa; nossas relações e interdependências, possibilidades de ser, fazer e experimentar o entorno, levam ao entendimento poético de diálogo que dá base conceitual para o projeto. Investigamos processos criativos colaborativos em que designers podem atuar como mediadoras entre complexidades (CARDOSO, 2016) para, junto à arte e a tecnologia, elaborar possíveis maneiras de ampliar fronteiras relacionais e instigar sujeitos à consciência agroecológica do Bem Viver (ACOSTA, 2016).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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