Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/20944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorHeinrich, Fabiana Oliveira-
dc.contributor.authorLeite, Ana Carolina Izaú-
dc.date.accessioned2023-06-30T14:43:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:56Z-
dc.date.issued2023-04-20-
dc.identifier.citationLEITE, Ana Carolina Izaú. Criatividade no campo do design: percepções estudantis contemporâneas. 2023. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/20944-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleCriatividade no campo do design: percepções estudantis contemporâneaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste é um Trabalho de Conclusão de Curso do curso de Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro que tem como objetivo debater a noção e a ação de criação no Campo do Design, retirando-a do pedestal utópico e apresentando-a enquanto realidade laboral sob a ótica do capitalismo. Ao debater, através de reflexão crítica fundamentada em referencial teórico, o equivocado conceito da genialidade artística e afirmar o processo criativo enquanto produção social, o trabalho considera artistas e designers como oriundos de uma complexa rede de aspectos financeiros, classe, e gênero, que influenciam sua produção e a posição que conseguirão alcançar profissionalmente. Essa pesquisa busca ainda, com base em questionário aplicado a estudantes de Artes e Design, discutir a suposta “perfeição” artística e criativa, procurando desenvolver, nesses indivíduos, a consciência que sua posição social tem em sua condição de produtores e disseminadores de ideologia. Por fim, um perfil de instagram foi criado para colocar em perspectiva as frustrações levantadas durante a pesquisa e apresentar um outro modo de enxergar a prática artística e criativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::COMUNICACAO VISUALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação Visual Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACILeite.pdf3.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.