Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2094
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A história das ideias e o nascimento da Economia: a contribuição de A. Hirschman, P. Rosanvallon e A. M. Bianchi
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Juliana Nascimento da
Orientador: Ganem, Angela
Resumo: Análise das obras de três importantes autores filiados ao estudo da História das Idéias, quais sejam: “As paixões e os interesses – Argumentos políticos a favor do capitalismo antes de seu triunfo”, de Albert Hirschman; “O liberalismo econômico – História da idéia de mercado”, de Pierre Rosanvallon; e “A Pré-História da Economia – De Maquiavel a Adam Smith”, de Ana Maria Bianchi, procura-se mostrar a importância das idéias como elemento essencial da constituição de uma nova ordem social: a ordem do mercado. Ainda que partindo de perspectivas diferentes (mas não contraditórias), os três autores possuem um denominador comum. Hirschman parte da noção de interesse como motivador da ação dos indivíduos, Rosanvallon da idéia de mercado como regulador da ordem social e Bianchi do nascimento da economia acoplada a uma nova ética. Os três autores tratam do nascimento da economia, no plano das idéias, emancipada da política, cujo argumento definitivo está em Adam Smith.
Palavras-chave: História econômica
Teoria econômica
Liberalismo
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2010
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JNSilva.pdf318.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.