Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/20950
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Atualização do método de confirmação de salbutamol em urina humana por cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Hylana Pereira
Tutor: Padilha, Monica Costa
Tutor : Cavalcanti, Gustavo de Albuquerque
Resumen: O uso do salbutamol como substância de melhora de rendimento dos atletas nos esportes olímpicos não é permitido pelo Comitê Olímpico Internacional desde 1972. O seu uso é controlado pelos laboratórios de controle de dopagem ao redor do mundo devido ao seu potencial poder anabólico e lipolítico. Normalmente, seu uso é realizado para controle de asma e sua presença na urina é permitida em até 1000 ng mL-1. Acima desse valor, é considerado um resultado analítico adverso e deve ser investigado. Assim, a busca por salbutamol em urinas de atletas se tornou parte do cotidiano dos laboratórios. Este trabalho buscou atualizar o procedimento de análise deste β2-agonista no Laboratório Brasileiro de Controle de Dopagem. Para isso, a principal abordagem foi verificar se a etapa de extração do salbutamol da fase aquosa com NaCl poderia ser substituída por outro tipo de extração, reduzindo o tempo de trabalho em bancada e proporcionando ao analista um procedimento mais simples. A extração em fase líquida foi substituída pela extração em fase sólida com coluna de troca catiônica fraca. Outra mudança realizada foi trocar a solução de derivatização, que contém NH4I, MSTFA e 2-mercaptoetanol, para apenas o MSTFA. Com essa nova abordagem, o procedimento de análise de salbutamol tornou-se mais simples, rápido e seguro do que o utilizado anteriormente. A extração com a coluna de troca catiônica fraca se mostrou mais eficaz do que a extração em fase líquida com sal. As amostras derivatizadas foram estudadas por meio de cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas com analisador do tipo triplo quadrupolo.
Materia: Salbutamol
Cromatografia gasosa
Dopagem
Controle de asma
Derivatização
Rendimento de atletas
Esporte olímpico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Hylana Pereira Silva.pdf8.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.