Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20977
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Atenção farmacêutica em pacientes oncológicos
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Marcelle Signé
Orientador: Nogueira, Thaísa Amorim
Coorientador: Abreu, Paula Alvarez
Resumo: Atualmente, o câncer é um dos mais importantes problemas de saúde pública mundial e o número de casos novos vem aumentando de forma considerável. Os medicamentos utilizados para o tratamento desta patologia apresentam uma grande toxicidade ao paciente e causam diversos efeitos adversos, sendo necessário que uma equipe multidisciplinar auxilie esse paciente. A Atenção Farmacêutica deve buscar resolver os problemas relacionados a medicamentos, alcançar os objetivos terapêuticos e prevenir possíveis problemas futuros com a saúde do paciente. O objetivo deste trabalho é analisar a efetividade da atenção farmacêutica no tratamento de pacientes oncológicos por meio de uma revisão sistemática da literatura. Foram utilizadas para a pesquisa as bases de dados Pubmed, Science Direct, Web of Science, Cochrane, BVS e Scopus e os descritores “atenção farmacêutica” e “oncologia”, “atenção farmacêutica” e “câncer” e as respectivas traduções para os idiomas inglês e espanhol. Os critérios de inclusão foram: os artigos serem originais, apresentarem o texto completo disponível nos idiomas selecionados e adequação ao tema proposto. Foram encontrados inicialmente 1584 artigo sendo selecionados 11 artigos através dos critérios de inclusão propostos. As intervenções farmacêuticas mais encontradas foram as de aconselhamento ao paciente realizado em todos os estudos e prevenção e resolução de problemas relacionados a medicamentos em 9 estudos. Em dois estudos em que foi avaliada adesão, foi observado uma adesão superior à 90% nos pacientes do grupo com intervenção farmacêutica. Quatro dos estudos apresentaram a segurança da terapia como as principais intervenções farmacêuticas, sendo que em um estudo esta intervenção apareceu em primeiro com 53%, em dois outros estudos apareceu em segundo com 25,3% e 32,9% e em outro estudo apareceu em terceiro com 26%. Os estudos demonstram que os grupos que tinham contado com o farmacêutico através de consultas e visitas apresentaram uma diminuição da toxicidade do tratamento, aumento na adesão e uma melhora na qualidade de vida.
Palavras-chave: Câncer
Assistência farmacêutica
Antineoplásicos
Adesão à medicação
Cancer
Pharmaceutical services
Antineoplastic agents
Medication adherence
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Unidade produtora: Instituto de Ciências Farmacêuticas
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINHO, Marcelle Signé. Atenção farmacêutica em pacientes oncológicos. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Farmácia) - Colegiado de Ensino de Graduação - Macaé, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2014.
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSPinho.pdf939.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.