Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/20981
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo da atividade cromosférica em estrelas do tipo solar via linhas H e K do Ca II
Título(s) alternativo(s): Estudo da atividade cromosférica em estrelas do tipo solar via linhas H e K do cálcio II
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, Graziela Roswitha Keller
Orientador: Porto de Mello, Gustavo Frederico
Resumo: A ocorrência de fenômenos cromosféricos magnetohidrodinâmicos em estrelas frias deve-se à presença de fortes campos magnéticos amplificados pela interação entre a rotação diferencial e a convecção. Tal atividade é fortemente relacionada aos ventos estelares, emanados das regiões ativas e forçados a seguir as linhas de campo magnético. A presença dos ventos estelares gera transporte de momento angular causando frenagem da rotação da estrela, diminuindo a eficiência de seu mecanismo de dínamo e, conseqüentemente, estabelecendo uma relação entre a idade estelar e atividade cromosférica. As reversões centrais nas linhas H e K do Ca II em 3968,5 Å e 3933,7 Å, respectivamente, são importantes diagnósticos das cromosferas estelares, constituindo-se em indicadores clássicos do nível de atividade. Entretanto, são poucos os trabalhos recentes que tratam da relação entre idade estelar e atividade cromosférica, menos ainda os que possuem amostras amplas e dados de qualidade. Neste trabalho, apresentamos a construção de uma escala de atividade cromosférica feita através da determinação das perdas radiativas superficiais em unidades de fluxo absoluto nos núcleos das linhas H e K do Ca II e estudamos o comportamento da atividade cromosférica em relação a parâmetros estelares tais como massa, temperatura, idade, entre outros. Para tanto, foi utilizada uma amostra de 67 estrelas da vizinhança solar, muitas das quais possuem boas idades, parâmetros atmosféricos e metalicidade determinados de forma bastante homogênea. Investigamos o relacionamento entre as perdas cromosféricas das linhas H e K. Comparamos dois métodos distintos de análise presentes na literatura e encontramos boa concordância entre os resultados fornecidos por eles. Por fim, os fluxos obtidos por um dos métodos, o qual apresenta indícios de maior sensibilidade ao aumento da atividade cromosférica, apresentaram correlação com a idade estelar.
Palavras-chave: Estrelas de tipo solar
Atividade cromosférica
Espectroscopia astronômica
Solar-type stars
Chromospheric activity
Astronomical spectroscopy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::ASTRONOMIA
Unidade produtora: Observatório do Valongo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2-Ago-2004
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RODRIGUES, Graziela Roswitha Keller. Estudo da atividade cromosférica em estrelas do tipo solar via linhas H e K do ca II. 2004. 82 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Astronomia) - Observatório do Valongo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
Aparece nas coleções:Astronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRKRodrigues.pdf1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.