Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2098
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Eduardo Pontual | - |
dc.contributor.author | Dueñas, Leonardo Westphalen | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-29T17:05:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:03Z | - |
dc.date.issued | 2010-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2098 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Ensino público | pt_BR |
dc.subject | Padronização | pt_BR |
dc.subject | Ministério da Educação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação Nacional da Educação Básica | en |
dc.subject | Índice de Desenvolvimento da Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Prestação de contas | pt_BR |
dc.title | O advento dos exames padronizados para a qualidade do ensino fundamental brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8025102145074887 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Possas, Maria Silvia | - |
dc.contributor.referee2 | Homsy, Nelson Chalfun | - |
dc.description.resumo | Após o processo de descentralização e de universalização do ensino fundamental, o foco para esta etapa educacional no Brasil passa, ao longo das décadas de 1990 e 2000, em grande parte da quantidade de educação ofertada para a qualidade do ensino, esta última entendida como o que de fato os alunos aprendem na escola, ou seja, adquirem em termos de habilidades cognitivas. Com o advento da aplicação de exames padronizados ao ensino fundamental brasileiro, destacando-se o PISA e o SAEB, tornou-se possível quantificar a proficiência dos alunos, gerando indicadores para a qualidade, que conjugados com os questionários destes sistemas de avaliação, possibilitam comparações internacionais e inferir sobre uma série de características entre as diferentes esferas administrativas brasileiras. O quadro revelado do ensino fundamental brasileiro é bastante ruim, mas pede cuidados com a leitura dos dados disponíveis. Em 2005, a Prova Brasil, ao avaliar todas as escolas públicas urbanas do ensino fundamental de todo o país, permitiu a implementação de mecanismos de responsabilização educacional (accountability), que por sua vez incorre em riscos da exclusão de alunos com menor desempenho. No intuito da melhora geral da qualidade do ensino fundamental brasileiro e, concomitantemente, busca pela redução da repetência e da evasão, foi implantado em 2007 o IDEB. Este índice conta com um plano de metas, para que até o ano de 2021, a média nacional para a primeira etapa do ensino fundamental seja equivalente a dos países desenvolvidos. Este trabalho questiona então, baseado na experiência internacional, a capacidade deste programa conseguir uma elevação na qualidade do ensino sustentável no longo prazo, o que poderia demandar um sistema mais rigoroso de accountability. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Economia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Ciências Econômicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LWDueñas.pdf | 552.73 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.