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dc.contributor.advisorRibeiro, Eduardo Pontual-
dc.contributor.authorDueñas, Leonardo Westphalen-
dc.date.accessioned2017-05-29T17:05:48Z-
dc.date.available2023-12-21T03:05:03Z-
dc.date.issued2010-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2098-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPadronizaçãopt_BR
dc.subjectMinistério da Educaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação Nacional da Educação Básicaen
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básicapt_BR
dc.subjectPrestação de contaspt_BR
dc.titleO advento dos exames padronizados para a qualidade do ensino fundamental brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8025102145074887pt_BR
dc.contributor.referee1Possas, Maria Silvia-
dc.contributor.referee2Homsy, Nelson Chalfun-
dc.description.resumoApós o processo de descentralização e de universalização do ensino fundamental, o foco para esta etapa educacional no Brasil passa, ao longo das décadas de 1990 e 2000, em grande parte da quantidade de educação ofertada para a qualidade do ensino, esta última entendida como o que de fato os alunos aprendem na escola, ou seja, adquirem em termos de habilidades cognitivas. Com o advento da aplicação de exames padronizados ao ensino fundamental brasileiro, destacando-se o PISA e o SAEB, tornou-se possível quantificar a proficiência dos alunos, gerando indicadores para a qualidade, que conjugados com os questionários destes sistemas de avaliação, possibilitam comparações internacionais e inferir sobre uma série de características entre as diferentes esferas administrativas brasileiras. O quadro revelado do ensino fundamental brasileiro é bastante ruim, mas pede cuidados com a leitura dos dados disponíveis. Em 2005, a Prova Brasil, ao avaliar todas as escolas públicas urbanas do ensino fundamental de todo o país, permitiu a implementação de mecanismos de responsabilização educacional (accountability), que por sua vez incorre em riscos da exclusão de alunos com menor desempenho. No intuito da melhora geral da qualidade do ensino fundamental brasileiro e, concomitantemente, busca pela redução da repetência e da evasão, foi implantado em 2007 o IDEB. Este índice conta com um plano de metas, para que até o ano de 2021, a média nacional para a primeira etapa do ensino fundamental seja equivalente a dos países desenvolvidos. Este trabalho questiona então, baseado na experiência internacional, a capacidade deste programa conseguir uma elevação na qualidade do ensino sustentável no longo prazo, o que poderia demandar um sistema mais rigoroso de accountability.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

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