Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/2098
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O advento dos exames padronizados para a qualidade do ensino fundamental brasileiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Dueñas, Leonardo Westphalen |
Orientador: | Ribeiro, Eduardo Pontual |
Resumo: | Após o processo de descentralização e de universalização do ensino fundamental, o foco para esta etapa educacional no Brasil passa, ao longo das décadas de 1990 e 2000, em grande parte da quantidade de educação ofertada para a qualidade do ensino, esta última entendida como o que de fato os alunos aprendem na escola, ou seja, adquirem em termos de habilidades cognitivas. Com o advento da aplicação de exames padronizados ao ensino fundamental brasileiro, destacando-se o PISA e o SAEB, tornou-se possível quantificar a proficiência dos alunos, gerando indicadores para a qualidade, que conjugados com os questionários destes sistemas de avaliação, possibilitam comparações internacionais e inferir sobre uma série de características entre as diferentes esferas administrativas brasileiras. O quadro revelado do ensino fundamental brasileiro é bastante ruim, mas pede cuidados com a leitura dos dados disponíveis. Em 2005, a Prova Brasil, ao avaliar todas as escolas públicas urbanas do ensino fundamental de todo o país, permitiu a implementação de mecanismos de responsabilização educacional (accountability), que por sua vez incorre em riscos da exclusão de alunos com menor desempenho. No intuito da melhora geral da qualidade do ensino fundamental brasileiro e, concomitantemente, busca pela redução da repetência e da evasão, foi implantado em 2007 o IDEB. Este índice conta com um plano de metas, para que até o ano de 2021, a média nacional para a primeira etapa do ensino fundamental seja equivalente a dos países desenvolvidos. Este trabalho questiona então, baseado na experiência internacional, a capacidade deste programa conseguir uma elevação na qualidade do ensino sustentável no longo prazo, o que poderia demandar um sistema mais rigoroso de accountability. |
Palavras-chave: | Ensino fundamental Ensino público Padronização Ministério da Educação Avaliação Nacional da Educação Básica Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Prestação de contas |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Mar-2010 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LWDueñas.pdf | 552.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.