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dc.contributor.advisorBerner, Vanessa Oliveira Batista-
dc.contributor.authorSab, Yasmim Augusto Amim-
dc.date.accessioned2023-07-05T17:22:16Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:25Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSAB, Yasmim Augusto Amim. Carnaval de rua carioca e apropriações do espaço: a dualidade da festa oficial e não oficial frente à privatização da cultura. 2022. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21013-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarnaval de ruapt_BR
dc.subjectRio de Janeiropt_BR
dc.subjectTeoria crítica do direitopt_BR
dc.subjectDireito à cidadept_BR
dc.subjectTeoria da produção dos espaçospt_BR
dc.subjectMovimentos de resistênciapt_BR
dc.subjectPrivatizaçãopt_BR
dc.subjectStreet carnivalpt_BR
dc.subjectCritical theory of lawpt_BR
dc.subjectRight to the citypt_BR
dc.subjectTheory of the production of spacept_BR
dc.subjectResistance movementspt_BR
dc.subjectPrivatizationpt_BR
dc.titleCarnaval de rua carioca e apropriações do espaço: a dualidade da festa oficial e não oficial frente à privatização da culturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1452471636248504pt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo apresentar reflexões críticas acerca da dinâmica carnavalesca das ruas cariocas, que foi afetada pelo controle do Poder Público por meio de regulamentações que dividiram a festa entre a oficial e a não oficial. Apresentamos observações específicas sobre o primeiro carnaval pós pandemia de Covid-19, que tomou as ruas apesar de proibições oficiais, em defesa da espontaneidade e contra os discursos que privilegiam o capital ao permitir festas em locais fechados. Consideramos o contexto histórico, social e político da mercantilização do movimento e sua transformação em megaevento, abordando o direito à cidade e como o Carnaval se enquadra nas formas de luta emancipatória. As redes transgressoras e espaços de luta criados pelos grupos opostos às restrições são analisadas sob a ótica da teoria crítica dos direitos humanos de Joaquin Herrera Flores, em conjunto com a obra de Henri Lefebvre, que define os espaços em isotópicos, heterotópicos e utópicos, intentando analisar as transformações das práticas transgressoras em um contexto de limitação da ocupação das ruas e, ainda, sua sujeição a algumas das premissas do capital. No corpo do trabalho também são abordados os trabalhos de Mikhail Bakhtin, João do Rio, Felipe Ferreira, Micael Herschmann, Marina Frydberg, David Harvey e Fernanda Machado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade Nacional de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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