Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21017
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem cinética da conversão de metanol em olefinas leves sobre catalisadores ácidos
Autor(es)/Inventor(es): Castro, Bruna Araújo
Fernandes, Maria Eduarda Araújo Fernandes
Orientador: Silva, Mônica Antunes Pereira da
Coorientador: Travalloni, Leonardo
Resumo: Olefinas leves são a base da indústria petroquímica e são produzidas principalmente a partir da nafta de petróleo através de processos de craqueamento a vapor e craqueamento catalítico fluido. Desde a crise do petróleo na década de 1970, a pesquisa e desenvolvimento de rotas de produção de olefinas leves a partir de matérias-primas alternativas vêm crescendo continuamente. Nesse contexto, o processo de conversão de metanol em olefinas (MTO) desperta grande interesse da comunidade científica. Este trabalho é focado na cinética de conversão de metanol em olefinas, empregando catalisadores do tipo HZSM-5 e silicoaluminofosfato (SAPO-34) em condições operacionais distintas. O principal objetivo foi avaliar diferentes modelos cinéticos do tipo lei de potências e Langmuir- inshelwood de modo a identificar modelos capazes de se ajustarem a dados experimentais da literatura, além de fornecerem parâmetros cinéticos com significado estatístico e físico. A estimação de parâmetros foi influenciada pela quantidade de dados experimentais disponíveis, pelos agrupamentos de espécies e pela complexidade dos esquemas reacionais adotados. Modelos de lei de potências apresentaram bons ajustes aos dados e geraram parâmetros com significado físico para a maioria dos casos estudados. Já os modelos de Langmuir-Hinshelwood demonstraram maior dificuldade em descrever os dados experimentais, principalmente nos casos com um conjunto limitado de dados. Os modelos refletiram comportamentos cinéticos observados na literatura.
Palavras-chave: Olefinas
Produção
Catalisadores
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::PETROLEO E PETROQUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CASTRO, Bruna Araújo; FERNANDES, Maria Eduarda Araújo. Modelagem cinética da conversão de metanol em olefinas leves sobre catalisadores ácidos. 2018. 114 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACastro.pdf1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.