Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21034
Tipo: Dissertação
Título: Autonomia e visibilidade: a estratégia organizativa das “coletivas lésbicas autônomas” na construção da política de visibilidade no Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Acosta, Karen Daile Barba
Orientador: Alvear, Celso Alexander de Souza
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as estratégias realizadas pelas Coletivas Lésbicas Autônomas para a construção da política de visibilidade lésbica na cidade do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa buscou compreender os diálogos das Coletivas com a institucionalidade, refletindo sobre a proposta de lei voltada para visibilidade lésbica como um dispositivo simbólico para a enunciação de um novo sujeito, neste caso, a mulher lésbica negra. O trabalho foi construído a partir de uma perspectiva histórico-estruturalista com a intenção de registrar os episódios contemporâneos considerados mais representativos para o tema da pesquisa, concentrados em três eixos centrais: o período de redemocratização do Brasil, as políticas voltadas para o tratamento e prevenção do HIV e sua relação com os movimentos gay e lésbico, e, por fim, as jornadas de junho de 2013. Os âmbitos examinados foram: experiência, pensamento e ações, a partir da proposta analítica do feminismo interseccional e da realização de entrevistas com militantes envolvidas com a política de visibilidade lésbica. É apresentada ainda uma discussão sobre o conceito de autonomia a partir da experiência da construção da proposta de Lei que conjugam vários fluxos de pensamento como: teoria política, identidade e interseccionalidade. Como consequencia dessa análise, culmino na caracterização do que tenho chamado de Lesbianegrizar o Poder como aprendizado coletivo.
Resumo: The present work aims to identify the strategies carried out by the Autonomous Lesbian Collectives for the construction of the Lesbian Visibility policy in the city of Rio de Janeiro. It sought to understand the dialogues of the Autonomous Communities with the Institutionality, and at the same time highlight this process. The proposal of the Law was understood as a symbolic device for the enunciation of a new subject, in this case, the Lesbian Black Woman. It is constructed from a historical-structuralist perspective with the intention of photographing the most representative contemporary episodes, concentrated in three central axes which are: the period of redemocratization in Brazil, the HIV crisis and the events of June 2013. The scopes examined are: experience, thought and actions; analytical proposal of intersectional feminism, which gives a special value to daily living, collected from interviews with the activists involved in this process. Finally, there is a conceptualization of autonomy based on the experience of the construction of the proposed Law that combines several streams of thought such as: political theory, identity, and intersectionality. As a consequence of this analysis, I culminate in the characterization of what I have called Lesboblackization of Power as a collective learning.
Palavras-chave: Autonomia
Lésbicas
Visibilidade
Interseccionalidade
Assunto CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Programa: Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social
Unidade produtora: Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Abr-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
895932.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.