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dc.contributor.advisorXavier, Giseli Pereli de Moura-
dc.contributor.authorMoraes, Fernanda Capela-
dc.date.accessioned2023-07-06T18:46:07Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:24Z-
dc.date.issued2023-06-07-
dc.identifier.citationMORAES, Fernanda Capela. Os impactos da covid-19 para estudantes cotistas e não cotistas do curso de pedagogia da UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21044-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleOs impactos da covid-19 para estudantes cotistas e não cotistas do curso de pedagogia da UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Heringer, Rosana-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães-
dc.description.resumoA pandemia foi um momento que assolou todo o mundo, em virtude da disseminação da COVID-19, afetando diretamente as áreas da saúde, economia, política e educação e, consequentemente, o ensino superior. O período pandêmico, provocou profundas mudanças nos sistemas de ensino universitário, sendo a mais relevante delas, a suspensão das aulas presenciais e o advento do ensino remoto. Em função desse contexto e baseando-se nos estudos de Heringer (2014, 2018), Féres Júnior (2002, 2011), Moehlecke (2002) e Ristoff (2014), esta pesquisa buscou compreender como o ensino remoto, consequência do momento vivenciado, impactou a vida estudantil de alunas/os cotistas e não cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como metodologia foram aplicados questionários a uma amostra voluntária das/os estudantes do curso de Pedagogia que haviam vivenciado os períodos pré-pandêmico, durante o auge da pandemia e o retorno ao ensino presencial. A escolha do recorte realizado entre as/os estudantes que ingressaram por alguma modalidade de ação afirmativa e aqueles que não ingressaram por nenhuma, foi definida a partir da hipótese que esses estudantes estariam sendo afetados por formas diferentes ao longo destes últimos anos. Os dados coletados nos questionários informaram que diversos foram os impactos para a vida acadêmica dos/as alunos/as cotistas e não cotistas, perpassando por pontos positivos e negativos, segundo aos grupos pesquisados. Além disso, se pode notar apontamentos relevantes, como a avaliação das disciplinas, que ocorreram durante o período remoto; impacto dos auxílios para a permanência de um grupo de estudantes; relação com espaço universitário a partir das atividades não obrigatórias do curso, por exemplo, a pesquisa e como é necessário progredir cada vez mais em aspectos de acolhimento e acompanhamento desses discentes ao longo do curso, de forma a viabilizar uma experiência boa no ambiente da universidade e na formação acadêmica. Por fim, embora tenhamos observado impactos para ambos os grupos, a pesquisa, devido às suas limitações, não nos permitiu afirmar que o grupo de estudantes cotistas foram mais afetados/impactados do que os não cotistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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