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http://hdl.handle.net/11422/21044
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.author | Moraes, Fernanda Capela | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T18:46:07Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-07 | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Fernanda Capela. Os impactos da covid-19 para estudantes cotistas e não cotistas do curso de pedagogia da UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21044 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Os impactos da covid-19 para estudantes cotistas e não cotistas do curso de pedagogia da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Heringer, Rosana | - |
dc.contributor.referee2 | Rodrigues, Priscila Andrade Magalhães | - |
dc.description.resumo | A pandemia foi um momento que assolou todo o mundo, em virtude da disseminação da COVID-19, afetando diretamente as áreas da saúde, economia, política e educação e, consequentemente, o ensino superior. O período pandêmico, provocou profundas mudanças nos sistemas de ensino universitário, sendo a mais relevante delas, a suspensão das aulas presenciais e o advento do ensino remoto. Em função desse contexto e baseando-se nos estudos de Heringer (2014, 2018), Féres Júnior (2002, 2011), Moehlecke (2002) e Ristoff (2014), esta pesquisa buscou compreender como o ensino remoto, consequência do momento vivenciado, impactou a vida estudantil de alunas/os cotistas e não cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como metodologia foram aplicados questionários a uma amostra voluntária das/os estudantes do curso de Pedagogia que haviam vivenciado os períodos pré-pandêmico, durante o auge da pandemia e o retorno ao ensino presencial. A escolha do recorte realizado entre as/os estudantes que ingressaram por alguma modalidade de ação afirmativa e aqueles que não ingressaram por nenhuma, foi definida a partir da hipótese que esses estudantes estariam sendo afetados por formas diferentes ao longo destes últimos anos. Os dados coletados nos questionários informaram que diversos foram os impactos para a vida acadêmica dos/as alunos/as cotistas e não cotistas, perpassando por pontos positivos e negativos, segundo aos grupos pesquisados. Além disso, se pode notar apontamentos relevantes, como a avaliação das disciplinas, que ocorreram durante o período remoto; impacto dos auxílios para a permanência de um grupo de estudantes; relação com espaço universitário a partir das atividades não obrigatórias do curso, por exemplo, a pesquisa e como é necessário progredir cada vez mais em aspectos de acolhimento e acompanhamento desses discentes ao longo do curso, de forma a viabilizar uma experiência boa no ambiente da universidade e na formação acadêmica. Por fim, embora tenhamos observado impactos para ambos os grupos, a pesquisa, devido às suas limitações, não nos permitiu afirmar que o grupo de estudantes cotistas foram mais afetados/impactados do que os não cotistas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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