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http://hdl.handle.net/11422/21044
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Os impactos da covid-19 para estudantes cotistas e não cotistas do curso de pedagogia da UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Moraes, Fernanda Capela |
Orientador: | Xavier, Giseli Pereli de Moura |
Resumo: | A pandemia foi um momento que assolou todo o mundo, em virtude da disseminação da COVID-19, afetando diretamente as áreas da saúde, economia, política e educação e, consequentemente, o ensino superior. O período pandêmico, provocou profundas mudanças nos sistemas de ensino universitário, sendo a mais relevante delas, a suspensão das aulas presenciais e o advento do ensino remoto. Em função desse contexto e baseando-se nos estudos de Heringer (2014, 2018), Féres Júnior (2002, 2011), Moehlecke (2002) e Ristoff (2014), esta pesquisa buscou compreender como o ensino remoto, consequência do momento vivenciado, impactou a vida estudantil de alunas/os cotistas e não cotistas do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como metodologia foram aplicados questionários a uma amostra voluntária das/os estudantes do curso de Pedagogia que haviam vivenciado os períodos pré-pandêmico, durante o auge da pandemia e o retorno ao ensino presencial. A escolha do recorte realizado entre as/os estudantes que ingressaram por alguma modalidade de ação afirmativa e aqueles que não ingressaram por nenhuma, foi definida a partir da hipótese que esses estudantes estariam sendo afetados por formas diferentes ao longo destes últimos anos. Os dados coletados nos questionários informaram que diversos foram os impactos para a vida acadêmica dos/as alunos/as cotistas e não cotistas, perpassando por pontos positivos e negativos, segundo aos grupos pesquisados. Além disso, se pode notar apontamentos relevantes, como a avaliação das disciplinas, que ocorreram durante o período remoto; impacto dos auxílios para a permanência de um grupo de estudantes; relação com espaço universitário a partir das atividades não obrigatórias do curso, por exemplo, a pesquisa e como é necessário progredir cada vez mais em aspectos de acolhimento e acompanhamento desses discentes ao longo do curso, de forma a viabilizar uma experiência boa no ambiente da universidade e na formação acadêmica. Por fim, embora tenhamos observado impactos para ambos os grupos, a pesquisa, devido às suas limitações, não nos permitiu afirmar que o grupo de estudantes cotistas foram mais afetados/impactados do que os não cotistas. |
Palavras-chave: | COVID-19 Estudantes universitários Ensino e aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 7-Jun-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | MORAES, Fernanda Capela. Os impactos da covid-19 para estudantes cotistas e não cotistas do curso de pedagogia da UFRJ. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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