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dc.contributor.advisorKoslinski, Mariane Campelo-
dc.contributor.authorSilva, Karine Fidelis da-
dc.date.accessioned2023-07-06T19:35:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:24Z-
dc.date.issued2023-04-27-
dc.identifier.citationSILVA, Karine Fidelis da. Do direito à efetivação: educação especial e inclusão na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21047-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.titleDo direito à efetivação: educação especial e inclusão na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Bartholo, Tiago Lisboa-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é avaliar a qualidade da oferta educacional inclusiva na Educação Infantil, a partir da disposição de insumos adequados para o aprendizado das crianças. Entendendo que o direito à educação da criança com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, não consiste apenas na concessão da matrícula na escola regular, meta 4 do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014), mas também na garantia de ambiente e elementos pedagógicos adequados para o seu aprendizado. Nessa proposta serão analisados: a disposição de estrutura física e acessibilidade das escolas, formação docente, mediação/apoio pedagógico e Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil. Os elementos para análise baseiam-se nos dados do estudo longitudinal “Políticas escolares e práticas em sala associados à aprendizagem de crianças”, que avaliou a Educação Infantil na rede municipal do Rio de Janeiro em 46 escolas sorteadas em amostra aleatória. Trabalho no qual participei em campo como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFRJ). A Educação Inclusiva não era o foco da pesquisa longitudinal, porém as informações coletadas fornecem uma extensa base de dados para analisar o tema. As avaliações desses elementos podem contribuir na formulação de propostas que busquem garantir o direito à Educação Inclusiva de forma planejada e adequada. Os resultados analisados indicaram as demandas docentes por suporte teórico, profissional e material sobre para Educação Especial Inclusiva. Bem como, a necessidade da avaliação contínua da implementação das políticas vigentes para melhoria e efetividade das propostas de Educação Especial Inclusiva e para a qualidade da Educação Infantil de modo geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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