Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21047
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Do direito à efetivação: educação especial e inclusão na educação infantil |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Karine Fidelis da |
Orientador: | Koslinski, Mariane Campelo |
Resumo: | O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade da oferta educacional inclusiva na Educação Infantil, a partir da disposição de insumos adequados para o aprendizado das crianças. Entendendo que o direito à educação da criança com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, não consiste apenas na concessão da matrícula na escola regular, meta 4 do Plano Nacional da Educação (BRASIL, 2014), mas também na garantia de ambiente e elementos pedagógicos adequados para o seu aprendizado. Nessa proposta serão analisados: a disposição de estrutura física e acessibilidade das escolas, formação docente, mediação/apoio pedagógico e Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil. Os elementos para análise baseiam-se nos dados do estudo longitudinal “Políticas escolares e práticas em sala associados à aprendizagem de crianças”, que avaliou a Educação Infantil na rede municipal do Rio de Janeiro em 46 escolas sorteadas em amostra aleatória. Trabalho no qual participei em campo como bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UFRJ). A Educação Inclusiva não era o foco da pesquisa longitudinal, porém as informações coletadas fornecem uma extensa base de dados para analisar o tema. As avaliações desses elementos podem contribuir na formulação de propostas que busquem garantir o direito à Educação Inclusiva de forma planejada e adequada. Os resultados analisados indicaram as demandas docentes por suporte teórico, profissional e material sobre para Educação Especial Inclusiva. Bem como, a necessidade da avaliação contínua da implementação das políticas vigentes para melhoria e efetividade das propostas de Educação Especial Inclusiva e para a qualidade da Educação Infantil de modo geral. |
Palavras-chave: | Educação infantil Educação inclusiva Educação especial |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 27-Abr-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Karine Fidelis da. Do direito à efetivação: educação especial e inclusão na educação infantil. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KSilva.pdf | 564.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.