Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21071
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMatsunaga, Priscila Saemi-
dc.contributor.authorSantos, Angela Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2023-07-10T12:24:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:45Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21071-
dc.description.abstractPopular prep school provide university access for people from favelas and periphery centers of Rio de Janeiro. In addition, many of these projects seek the development of critical and emancipatory training of students through the construction of an educational process that goes beyond the classroom and strict curriculum contents, offering history and current affairs classes, interdisciplinary classes, field classes, conversation circles, cine debates, visits to laboratories, museums and science houses, soirees and cultural events, among other pedagogical activities. Thus, they intend to build knowledge through an education that humanizes educators and students believing in the creativeness, transforming power of both and demanding the construction of a relationship of companionship exchanging knowledge. Therefore, these popular educational projects are important in order to transformate local realities. However, one of the problems that minimizes the scope of these projects is the high dropout rate of students, which ranges from 30% to 90%. Understanding the importance of strengthening the actions of popular prep school in the territories and the democratization of access to higher education, this work aims to identify the reasons that cause the dropout of students and systematize possible intervention actions and coping with this problem, for the permanence of these students in the projects as much as for the reconquest of evaded students. For this, we conducted a case study at the Community Prep School of CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré) and accessed the perceptions of 128 people who participated or has been participated in popular prep school in Rio de Janeiro, through a semiopen virtual questionnaire. We could see that evasion is a complex phenomenon, caused by multiple variables of objective and subjective character, with emphasis on issues of personal matters and family subsistence, and that it is necessary to develop joint actions in different spheres: management, pedagogical, psychosocial, interpersonal relationship, communication, fundraising, articulation with a network of pre-university. We hope, therefore, that this 16 research as well as the booklet “Thinking about Strategies for coping with dropout in this Popular Prep School” and the “Popular Prep School Guide of Rio de Janeiro” can contribute to this process of organization, articulation and mobilization to reduce the rates of dropout of students at popular prep schools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectPré-vestibular popularpt_BR
dc.subjectEvasão de estudantespt_BR
dc.subjectRetenção de estudantespt_BR
dc.subjectReconquista de estudantespt_BR
dc.titlePensando estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares: um estudo de caso na Maré - Rio de Janeiro/RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4380376480021028pt_BR
dc.contributor.referee1Henriques, Flávio Chedid-
dc.contributor.referee2Patrocínio, Paulo Roberto Tonani do-
dc.contributor.referee3Rego, Noelia Rodrigues Pereira-
dc.description.resumoOs cursos de pré-vestibulares populares propiciam o acesso à universidade de pessoas das regiões faveladas e periféricas do Rio de Janeiro. Além disso, muitos desses projetos buscam desenvolver uma formação crítica e emancipadora do(a)s educando(a)s por meio da construção de um processo educacional que ultrapasse a sala de aula e os conteúdos curriculares estritos, oferecendo aulas de história e atualidades, aulas interdisciplinares, aulas de campo, rodas de conversa, cine debates, visitações a laboratórios, museus e casas de ciências, saraus e eventos culturais, dentre outras atividades pedagógicas. Dessa forma, intencionam construir conhecimentos por meio de uma educação que humanize educador(a) e educando(a), acreditando no poder criador e transformador de ambos e exigindo a construção de uma relação de companheirismo e de troca de saberes. Por isso, esses projetos de educação popular são importantes para a transformação das realidades locais. No entanto, uma das problemáticas que minimiza o alcance desses projetos é o alto índice de evasão dos estudantes, que varia de 30% a 90%. Entendendo a importância do fortalecimento das ações dos pré-vestibulares populares nos territórios e da democratização do acesso à educação superior, esse trabalho se propõe a identificar os motivos que causam a evasão dos estudantes e sistematizar possíveis ações de intervenção e enfrentamento desse problema, tanto para a permanência desses sujeitos nos projetos quanto para a reconquista dos educandos evadidos. Para isso, realizamos um estudo de caso no Pré-vestibular Comunitário do CEASM (Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré) e acessamos as percepções de 128 pessoas que participam ou participaram de pré-vestibulares populares do Rio de Janeiro, através de um questionário virtual semiaberto. Pudemos perceber que a evasão é um fenômeno complexo, causado por múltiplas variáveis - de caráter objetivo e subjetivo - com destaque para as questões de subsistência pessoal e familiar, e que é necessário desenvolver ações conjuntas em diferentes esferas: gestão, pedagógica, psicossocial, relação interpessoal, comunicação, 14 captação de recursos, articulação com uma rede de pré-vestibulares. Desejamos, portanto, que essa pesquisa bem como a Cartilha “Pensando Estratégias para o enfrentamento da evasão em pré-vestibulares populares” e o “Mapeamento de Pré-vestibulares Populares do Estado do Rio de Janeiro” possam contribuir nesse processo de organização, articulação e mobilização para a diminuição dos índices de evasão dos educando(a)s nos pré-vestibulares populares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNúcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Tecnologia para o Desenvolvimento Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
914027.pdf4.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.