Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2107
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Imprensa do exílio
Autor(es)/Inventor(es): Barcelos, Thatiana Amaral de
Tutor: Ribeiro, Ana Paula Goulart
Resumen: A implantação de um governo autoritário no país, com o golpe civil-militar de 1964, promoveu o deslocamento de muitos brasileiros para o exterior. Alguns saíram devido às perseguições as suas convicções políticas consideradas subversivas, enquanto que outros foram libertos em ações protagonizadas pela esquerda armada. Em terras estrangeiras foram editadas diversas publicações que, embora fossem tão heterogêneas quanto às organizações que as produziam, se configuravam como uma importante estratégia de preservação de identidades e de resistência, ainda que simbólica, ao regime militar. Este trabalho se propõe aanalisar seis coleções de diferentes jornais e revistas produzidos por exilados brasileiros entre o golpe civil-militar, em 1964, e o decreto da Lei da Anistia, em 1979, para compreender a circularidade de informações no exterior e o impacto da experiência do exílio na alteração do projeto político do referido grupo.
Materia: Imprensa
Exílio
Ditadura militar
Publicações
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 10-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : BARCELOS, Thatiana Amaral. Imprensa do Exílio. 2008. 146 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TBARCELOS.pdf4.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.