Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Amaury Fernandes da-
dc.contributor.authorLins, Thiago de Morais-
dc.date.accessioned2017-05-29T19:45:58Z-
dc.date.available2017-05-31T03:00:11Z-
dc.date.issued2008-12-04-
dc.identifier.citationLINS, Thiago de Morais. Comunicação política em revista: uma análise semiológica das capas de Veja Isto É e Carta Capital. 2008. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2108-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação politicapt_BR
dc.subjectRevistaspt_BR
dc.subjectCapaspt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.titleComunicação política em revista: uma análise semiológica das capas de Veja, Isto É e Carta Capitalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4122556035502006pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Cristina Rego Monteiro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845102367219960pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Ricardo Oliveira da Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9454414458996738pt_BR
dc.description.resumoAnálise semiológica nas capas das revistas Veja, Isto É e Carta Capital durante o período pré-eleitoral de 2008 a fim de identificar as estratégias discursivas utilizadas na construção da capa de uma revista, e explicitar de que maneira as revistas se diferenciam umas das outras e se posicionam em relação aos leitores. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes: a primeira aborda a comunicação política, investiga os atores deste discurso, apresenta algumas estratégias discursivas recorrentes e suas conseqüências; a segunda apresenta conceitos indispensáveis à análise semiológica proposta e os métodos de análise propostos por Roland Barthes e Eliseo Verón a fim de decompor e interpretar a mensagem visual de cada revista e demonstrar como se estabelece o contrato de leitura entre o veículo e seus leitores; por fim, a terceira parte consiste na análise semiológica e interpretação de quatro exemplos do corpus.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TMLins.pdf1.22 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.