Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2108
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Comunicação política em revista: uma análise semiológica das capas de Veja, Isto É e Carta Capital
Autor(es)/Inventor(es): Lins, Thiago de Morais
Tutor: Silva Júnior, Amaury Fernandes da
Resumen: Análise semiológica nas capas das revistas Veja, Isto É e Carta Capital durante o período pré-eleitoral de 2008 a fim de identificar as estratégias discursivas utilizadas na construção da capa de uma revista, e explicitar de que maneira as revistas se diferenciam umas das outras e se posicionam em relação aos leitores. Para tanto, o trabalho divide-se em três partes: a primeira aborda a comunicação política, investiga os atores deste discurso, apresenta algumas estratégias discursivas recorrentes e suas conseqüências; a segunda apresenta conceitos indispensáveis à análise semiológica proposta e os métodos de análise propostos por Roland Barthes e Eliseo Verón a fim de decompor e interpretar a mensagem visual de cada revista e demonstrar como se estabelece o contrato de leitura entre o veículo e seus leitores; por fim, a terceira parte consiste na análise semiológica e interpretação de quatro exemplos do corpus.
Materia: Comunicação politica
Revistas
Capas
Semiologia
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 4-dic-2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LINS, Thiago de Morais. Comunicação política em revista: uma análise semiológica das capas de Veja Isto É e Carta Capital. 2008. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TMLins.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.