Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21092
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O luto e a atuação do terapeuta ocupacional frente a esta condição da vida
Autor(es)/Inventor(es): Ribeiro, Mariana da Silva Martins
Orientador: Costa, Samira Lima da
Resumo: A dissertação sobre este tema originou-se devido a experiências e observações de como as pessoas apresentam grandes dificuldades de lidar com suas emoções, com sua mente, sentimentos e superação de alguns problemas pessoais. Objetivou identificar, nas publicações específicas da área, de que maneiras a terapia ocupacional vem se colocando diante as situações de perda e luto, a importância do acolhimento e acompanhamento de um profissional / escuta sensível. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica utilizando artigos de revistas nacionais de maior circulação de Terapia Ocupacional que abordem esta temática entre os anos de 2010 - 2014. Foram encontrados 34 artigos, 4 tratam da perda ou luto diante da morte, ou iminência da mesma; outros 8 tratam das perdas diante de situações de expectativas frustradas ou rotinas alteradas por motivos que variam de acompanhamento quanto cuidadores de entes hospitalizados à saída do mercado produtivo devido a deficiências físicas adquiridas ou envelhecimento e suas características (aposentadoria), 12 artigos abordam a temática da importância do tratamento terapêutico ocupacional nestas situações de perdas e/ou alterações do cotidiano e 10 artigos sobre conceitos que fundamentam a prática da Terapia Ocupacional.
Palavras-chave: Luto
Acolhimento
Terapia ocupacional
Bereavement
User embracement
Occupational therapy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Unidade produtora: Faculdade de Medicina
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 18-Dez-2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RIBEIRO, Mariana da Silva Martins. O luto e a atuação do terapeuta ocupacional frente a esta condição da vida. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Terapia Ocupacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MMRibeiro.pdf456.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.