Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21219
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Proposta de revisão da rede de monitoramento para o Sistema Aquífero Urucuia (SAU) no Estado da Bahia com base no estado da arte
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Diana Gomes Tabach Bustamante da
Tutor: Silva Júnior, Gerson Cardoso da
Resumen: O monitoramento do nível de água subterrânea é a principal fonte de informação para determinar os efeitos de estresses hidrológicos nos sistemas de água subterrânea. Dados diários a mensais do nível de água subterrânea são considerados adequados. Por outro lado, dados coletados ao longo de anos a décadas são necessários para abordar os efeitos de longo prazo do desenvolvimento do aquífero e compilar um registro hidrológico, definindo as flutuações do nível de água subterrânea ao longo do tempo. Registros de longo prazo são importantes para entender e corrigir problemas que se desenvolvem em resposta a padrões locais e regionais de extração de água subterrânea e mudanças no uso da terra. A intensificação no uso das águas subterrâneas aliada ao pouco conhecimento acerca da dinâmica de fluxo e armazenamento podem resultar em interferência ambientais como rebaixamento significativo dos níveis d’água, supressão ou redução de vazões de nascentes, diminuição das vazões de poços tubulares, avanço de cunhas salinas e abatimentos de terrenos. Mapear, através de uma rede de monitoramento, o uso da água subterrânea é essencial para o contexto de um uso mais sustentável mas também para o registro mais fidedigno para futuros estudos. Este trabalho busca revisar os conceitos de rede de monitoramento integrado das águas subterrâneas a partir da revisão bibliográfica da literatura disponível. Para atingir esse objetivo são apresentados os diversos fundamentos para a implementação de uma rede de monitoramento. Em seguida, apresentam-se exemplos de redes de monitoramento existentes em alguns países, além da rede de monitoramento brasileira implementada pela CPRM. Por fim, propôs-se uma base teórica atualizada para a revisão da rede de monitoramento existente no Sistema Aquífero Urucuia, localizado na porção oeste da Bahia.
Materia: Gestão de aquíferos
Revisão metodológica
Medição do nível piezométrico
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS::GEOLOGIA
Unidade de producción: Instituto de Geociências
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Geologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ROCHA, D.G.T.B.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.