Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2121
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dc.contributor.advisorRefkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.authorBarros, Bruno Pessoa Cavalcanti-
dc.date.accessioned2017-05-30T19:31:51Z-
dc.date.available2017-06-01T03:00:13Z-
dc.date.issued2009-07-01-
dc.identifier.citationBARROS, Bruno Pessoa Cavalcanti. O marketing esportivo no futebol brasileiro e a transformação do torcedor em consumidor. 2009. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2121-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectMarketing esportivopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectConsumidorpt_BR
dc.titleO marketing esportivo no futebol brasileiro e a transformação do torcedor em consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9511577097026908pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Sebastião Amoêdo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9348394251309785pt_BR
dc.contributor.referee2Tavares Junior, Frederico Augusto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047267549932423pt_BR
dc.description.resumoAnalisa como o marketing esportivo realizado pelos clubes brasileiros. Apesar de ser seleção nacional mais vitoriosa no futebol, o Brasil possui clubes com administração antiquada e que vivem com sérios problemas financeiros. Do ponto de vista mercadológico, o potencial da marca dos clubes de futebol é pouco explorado, apresentando qualidade muito inferior ao trabalho de desenvolvimento e fortalecimento da marca realizado no futebol europeu. Neste contexto, o marketing esportivo aparece como ferramenta capaz de alterar o atual panorama de crise financeira vivido pelas agremiações esportivas brasileiras, se baseando na mudança da percepção do esporte de simples entretenimento para um negócio que movimenta milhões de reais em nosso país. Esta mudança dá importância à figura do torcedor, que passa a ver visto como consumidor e se torna o objetivo principal das estratégias comerciais e de relacionamento dos times de futebol. O trabalho analisa, como estudo de caso, as práticas de marketing realizado pelo Clube de Regatas do Flamengo, clube de maior torcida no país, mas que possui uma das mais delicadas situações financeiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

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