Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21224
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tanzi Neto, Adolfo | - |
dc.contributor.author | Santos, Luise Massa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T13:12:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:16Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21224 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Mediação | pt_BR |
dc.subject | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.subject | Colégio de Aplicação | pt_BR |
dc.title | Arquitetônica social escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2244801011056828 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5765432370114226 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Kluge, Denise Cristina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2854983549253687 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa qualitativa-interpretativista que teve como objetivo analisar, por meio de fotos e interações sociais dos pesquisadores, como se configura a Arquitetônica Social Escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), que pode em maior ou menor grau valorizar a participação, as múltiplas vozes dos seus participantes e formação cidadã dos seus envolvidos.Os pressupostos teóricos utilizados para a análise do corpus foram os conceitos de Mediação (VYGOTSKY, 1978) e Arquitetônica Social Escolar (TANZI NETO, 2016), junto com as obras de Michel Foucault em Vigiar e Punir (2014) e A ordem do discurso (1996) e a Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos (TANZI NETO, 2016). Os resultados apontam para uma preocupação latente do colégio em oferecer espaços para construir relações interpessoais igualitárias que propiciem o desenvolvimento e transformação social do indivíduo sem a valorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LMSantos.pdf | 700.28 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.