Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTanzi Neto, Adolfo-
dc.contributor.authorSantos, Luise Massa-
dc.date.accessioned2023-07-28T13:12:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:16Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21224-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectColégio de Aplicaçãopt_BR
dc.titleArquitetônica social escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2244801011056828pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5765432370114226pt_BR
dc.contributor.referee1Kluge, Denise Cristina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854983549253687pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa qualitativa-interpretativista que teve como objetivo analisar, por meio de fotos e interações sociais dos pesquisadores, como se configura a Arquitetônica Social Escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), que pode em maior ou menor grau valorizar a participação, as múltiplas vozes dos seus participantes e formação cidadã dos seus envolvidos.Os pressupostos teóricos utilizados para a análise do corpus foram os conceitos de Mediação (VYGOTSKY, 1978) e Arquitetônica Social Escolar (TANZI NETO, 2016), junto com as obras de Michel Foucault em Vigiar e Punir (2014) e A ordem do discurso (1996) e a Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos (TANZI NETO, 2016). Os resultados apontam para uma preocupação latente do colégio em oferecer espaços para construir relações interpessoais igualitárias que propiciem o desenvolvimento e transformação social do indivíduo sem a valorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMSantos.pdf700.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.