Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21224
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Arquitetônica social escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Autor(es)/Inventor(es): | Santos, Luise Massa |
Tutor: | Tanzi Neto, Adolfo |
Resumen: | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa qualitativa-interpretativista que teve como objetivo analisar, por meio de fotos e interações sociais dos pesquisadores, como se configura a Arquitetônica Social Escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), que pode em maior ou menor grau valorizar a participação, as múltiplas vozes dos seus participantes e formação cidadã dos seus envolvidos.Os pressupostos teóricos utilizados para a análise do corpus foram os conceitos de Mediação (VYGOTSKY, 1978) e Arquitetônica Social Escolar (TANZI NETO, 2016), junto com as obras de Michel Foucault em Vigiar e Punir (2014) e A ordem do discurso (1996) e a Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos (TANZI NETO, 2016). Os resultados apontam para uma preocupação latente do colégio em oferecer espaços para construir relações interpessoais igualitárias que propiciem o desenvolvimento e transformação social do indivíduo sem a valorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros. |
Materia: | Mediação Universidade Federal do Rio de Janeiro Colégio de Aplicação |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade de producción: | Faculdade de Letras |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2023 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Letras - Inglês |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LMSantos.pdf | 700.28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.