Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21224
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Arquitetônica social escolar no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Luise Massa
Tutor: Tanzi Neto, Adolfo
Resumen: O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa qualitativa-interpretativista que teve como objetivo analisar, por meio de fotos e interações sociais dos pesquisadores, como se configura a Arquitetônica Social Escolar do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp UFRJ), que pode em maior ou menor grau valorizar a participação, as múltiplas vozes dos seus participantes e formação cidadã dos seus envolvidos.Os pressupostos teóricos utilizados para a análise do corpus foram os conceitos de Mediação (VYGOTSKY, 1978) e Arquitetônica Social Escolar (TANZI NETO, 2016), junto com as obras de Michel Foucault em Vigiar e Punir (2014) e A ordem do discurso (1996) e a Arquitetônica social escolar: um estudo sócio, histórico e cultural sobre as relações de poder e controle nos espaços, artefatos e discursos (TANZI NETO, 2016). Os resultados apontam para uma preocupação latente do colégio em oferecer espaços para construir relações interpessoais igualitárias que propiciem o desenvolvimento e transformação social do indivíduo sem a valorização de determinados conhecimentos em detrimento de outros.
Materia: Mediação
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Colégio de Aplicação
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LMSantos.pdf700.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.