Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21226
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Relação entre oralidade e escrita: uma análise a partir da coda (r) final em verbos
Author(s)/Inventor(s): Maciel, Thais Keller da Silva
Advisor: Melo, Marcelo Alexandre Silva Lopes de
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre a relação de retroalimentação que há entre a língua falada e a língua escrita. Partindo dos pressupostos da Sociolinguística Variacionista para a formular a pesquisa, tendo aporte nos Modelos de Exemplares, como objeto de estudo foi escolhida a variável coda (r) final em verbos, a fim de analisar se a ausência dessa consoante na oralidade influencia a escrita dos estudantes em processo de alfabetização, ou seja, se esse processo seria repetido nos textos escritos. Para isso, foi apresentada uma sequência didática que visa ao desenvolvimento da consciência linguística acerca da coda final (r) em itens verbais, sendo esse um material para ser aplicado em oficinas de leitura e escrita - as quais são realizadas pelo “Observatório da Escrita”, projeto de extensão da Faculdade de Letras (UFRJ) em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Fiocruz) - para turmas do Ensino Fundamental Final da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com esta pesquisa, espera-se entender o funcionamento da variação entre fala e escrita e auxiliar o processo de construção do conhecimento ortográfico na alfabetização.
Keywords: Língua portuguesa
Sociolinguística
Ensino e aprendizagem
Sequência didática
Educação de jovens e adultos
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::SOCIOLINGUISTICA E DIALETOLOGIA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TKSMaciel.pdf393.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.