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dc.contributor.advisorTeixeira, Letícia Pereira-
dc.contributor.authorSouza, Marcos Henrique Batista-
dc.date.accessioned2023-07-28T15:22:32Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:16Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationSOUZA, Marcos Henrique Batista. À pele olvidada, uma pesquisa somático-performativa. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21229-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMétodo Feldenkraispt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectVideodançapt_BR
dc.subjectFeldenkrais methoden
dc.subjectDancingen
dc.subjectHuman bodyen
dc.subjectScreendanceen
dc.titleÀ pele olvidada, uma pesquisa somático-performativapt_BR
dc.title.alternativeTo the forgotten skin, a somatic-performative researchen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Almeida, Marcus Vinícius Machado de-
dc.contributor.referee1Trotta, Mariana de Rosa-
dc.contributor.referee2Millás, Cláudia Regina Garcia-
dc.description.resumoUtilizando a Abordagem Somático-Performativa (FERNANDES, 2018), empreendeu-se uma pesquisa dividida em quatro etapas de acordo como são trabalhados os Parâmetros do Corpo dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp (2006; 2012). Embasada no Parâmetro Movimento, a primeira fase contava com a exploração das partes do corpo (da pele) com objetos sensoriais que a despertassem de seu estado olvidado. Estas experiências foram gravadas e retomadas na segunda fase em que, assistindo aos vídeos, foram elencadas sequências de movimentos e formas corporais para uma exploração espacial e formal aplicando os agentes de variação dos parâmetros Espaço e Forma. Na terceira fase de laboratórios, a partir da ideia de energia do parâmetro Dinâmica, as ações corporais elencadas foram encadeadas num drama energético, criando um roteiro com cinco cenas. Por último, a partir das ideias do parâmetro Tempo, se deram os laboratórios de vídeo para o desenvolvimento do storyboard para a criação do videodança. A questão principal levantada foi: O que é possível descobrir sobre a pele através de um processo de criação em dança? A pesquisa foi motivada pela necessidade de defender a possibilidade de criar dança a partir dela mesma, utilizando uma experiência de uma aula de dança para projetar um processo de criação e, a partir dele, construir dança em múltiplos formatos (videodança, escrita dançante). Tal processo, buscou enfatizar o carecimento de um olhar mais sensível para o próprio corpo que ficou com a experiência de movimento reduzida devido ao isolamento adotado em razão da pandemia de COVID-19. Desse processo de criação, chegou-se a cinco entendimentos da pele: a pele como camada, como superfície, como entre, como invólucro e como cérebro externado. Com isso, criou-se o videodança intitulado “À Pele Olvidada” que busca apresentar de forma artística as experiências e descobertas sobre/da pele neste processo de criação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Educação Física e Desportospt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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