Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/21229
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | À pele olvidada, uma pesquisa somático-performativa |
Otros títulos: | To the forgotten skin, a somatic-performative research |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Marcos Henrique Batista |
Tutor: | Teixeira, Letícia Pereira |
Tutor : | Almeida, Marcus Vinícius Machado de |
Resumen: | Utilizando a Abordagem Somático-Performativa (FERNANDES, 2018), empreendeu-se uma pesquisa dividida em quatro etapas de acordo como são trabalhados os Parâmetros do Corpo dos Fundamentos da Dança de Helenita Sá Earp (2006; 2012). Embasada no Parâmetro Movimento, a primeira fase contava com a exploração das partes do corpo (da pele) com objetos sensoriais que a despertassem de seu estado olvidado. Estas experiências foram gravadas e retomadas na segunda fase em que, assistindo aos vídeos, foram elencadas sequências de movimentos e formas corporais para uma exploração espacial e formal aplicando os agentes de variação dos parâmetros Espaço e Forma. Na terceira fase de laboratórios, a partir da ideia de energia do parâmetro Dinâmica, as ações corporais elencadas foram encadeadas num drama energético, criando um roteiro com cinco cenas. Por último, a partir das ideias do parâmetro Tempo, se deram os laboratórios de vídeo para o desenvolvimento do storyboard para a criação do videodança. A questão principal levantada foi: O que é possível descobrir sobre a pele através de um processo de criação em dança? A pesquisa foi motivada pela necessidade de defender a possibilidade de criar dança a partir dela mesma, utilizando uma experiência de uma aula de dança para projetar um processo de criação e, a partir dele, construir dança em múltiplos formatos (videodança, escrita dançante). Tal processo, buscou enfatizar o carecimento de um olhar mais sensível para o próprio corpo que ficou com a experiência de movimento reduzida devido ao isolamento adotado em razão da pandemia de COVID-19. Desse processo de criação, chegou-se a cinco entendimentos da pele: a pele como camada, como superfície, como entre, como invólucro e como cérebro externado. Com isso, criou-se o videodança intitulado “À Pele Olvidada” que busca apresentar de forma artística as experiências e descobertas sobre/da pele neste processo de criação. |
Materia: | Método Feldenkrais Dança Corpo humano Videodança Feldenkrais method Dancing Human body Screendance |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::COREOGRAFIA |
Unidade de producción: | Escola de Educação Física e Desportos |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 2-ago-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | SOUZA, Marcos Henrique Batista. À pele olvidada, uma pesquisa somático-performativa. 2022. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Dança) - Escola de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MHBSOUZA.pdf | 1.2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.