Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21233
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCastro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.contributor.authorSilva, Liliane da-
dc.date.accessioned2023-07-31T19:16:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:20Z-
dc.date.issued2023-01-01-
dc.identifier.citationSILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21233-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação e aprendizagempt_BR
dc.titleLeitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoEste estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LSilva.pdf307.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.