Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21233
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Liliane da |
Orientador: | Castro, Marcelo Macedo Corrêa e |
Resumo: | Este estudo discute práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I. O objetivo geral é revisar a literatura científica a respeito deste tema. Os objetivos específicos são: a) Identificar e analisar pesquisas publicadas na biblioteca digital SciELO que tenham como tema práticas pedagógicas de leitura literária no Ensino Fundamental I e b) sintetizar as práticas pedagógicas apresentadas nas pesquisas analisadas. A fundamentação teórica foi composta pelos estudos de Candido (2011), Corsino (2010), Geraldi (2004), Lajolo (1993), Lerner (2002), Mortatti (2018), Zilberman (2017), entre outros. Utilizou-se como recurso metodológico a Revisão Integrativa. A partir da análise dos artigos selecionados, constatou-se a importância do planejamento e da mediação no desenvolvimento de atividades de leitura literária. Destacam-se também dois aspectos fundamentais para o desenvolvimento de práticas de leitura literária na escola: o diálogo e a ludicidade contextualizada. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras sejam realizadas com uma maior variação de descritores e em diferentes bases de dados, com o intuito de construir um panorama mais abrangente sobre esta temática. Sugere-se também que sejam realizadas pesquisas que descrevam experiências de boas práticas de leitura literária na escola, para que os conhecimentos sejam compartilhados, contribuindo, assim, para a formação de leitores literários. |
Palavras-chave: | Leitura literária Ensino fundamental Educação e aprendizagem |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Jan-2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Liliane da. Leitura literária em turmas do ensino fundamental I: uma revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSilva.pdf | 307.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.