Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21234
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Feminismo, gênero e educação escolar: uma análise da produção científica no GT 23 da ANPEd
Autor(es)/Inventor(es): Ramadas, Taís Amorim
Tutor: Xavier, Giseli Pereli de Moura
Resumen: Este estudo partindo do pressuposto que as pesquisas realizadas no campo educacional podem contribuir sobremaneira para que a escola possa refletir sobre suas concepções e práticas no tange às questões que envolvem e articulam o empoderamento feminino e as relações de gênero, buscou compreender quais são as principais tendências, ênfases e lacunas evidenciadas na produção científica sobre a temática feminismo e gênero na Educação Básica e em que medida essas pesquisas podem contribuir para o desenvolvimento de uma prática pedagógica feminista nas escolas. Como referencial teórico foram utilizados os estudos de Colling (2004), Schmidt, (2012); Praun (2011), Louro (1997) e Ivenicki (2019). Como metodologia foi escolhido o Estado da Arte, que foi realizado por meio de um levantamento e análise dos trabalhos publicados nos Anais das cinco últimas Reuniões Nacionais da ANPED (36ª à 40ª), tendo como foco da pesquisa, o GT 23 – Gênero, Sexualidade e Educação. O levantamento e análise de dados demonstrou que no banco de dados selecionado há um pequeno número de pesquisas que discutem e articulam feminismo, gênero e educação escolar básica, mas que ao mesmo tempo, os poucos trabalhos encontrados avançam nas discussões, pois possibilitam a reflexão sobre o currículo e as práticas pedagógicas, destacando a importância da inserção das questões de gênero na construção de uma escola mais multiculturalmente inclusiva que contribua para o empoderamento das mulheres.
Materia: Feminismo
Gênero
Educação escolar
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 19-jul-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RAMADAS, Taís Amorim. Feminismo, gênero e educação escolar: uma análise da produção científica no GT 23 da ANPEd. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TRamadas.pdf280.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.