Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21266
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Paralelo entre a empregada doméstica e a escravidão: a PEC das domésticas influenciou essa relação?
Autor(es)/Inventor(es): Rosa, Rayane Chaves
Orientador: Olivera, Margarita
Resumo: Apesar da chamada “PEC das domésticas” ser um grande avanço na regulamentação do emprego doméstico, não modificou a vida profissional das empregadas domésticas e muitas continuam vivenciando condições semelhantes às de pessoas escravizadas. A maioria dessas empregadas domésticas são mulheres negras qualificadas em subempregos e sem muitos direitos. O objetivo deste trabalho é estudar a situação e evolução do emprego doméstico no Brasil, entendendo a situação econômica e de direitos das trabalhadoras do setor, especialmente as trabalhadoras negras, entre 2012 e 2020. Dando ênfase à luta por direitos das mulheres não negras por inserção e maiores oportunidades no mercado de trabalho, e no caso das mulheres negras, que sempre precisaram trabalhar, a luta por melhores condições em suas ocupações. Para tal, serão levados em conta conceitos como piso pegajoso, feminismo decolonial, a construção dos papeis sociais de gênero e a imposição social de mulheres como cuidadoras. Também, será contada a história de não direitos das empregadas domésticas por meio de leis e emendas do Brasil, apresentando o perfil das empregadas domésticas segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O período analisado começa no ano de 2012 e vai até o ano de 2020 - ano anterior a essa pesquisa e início da pandemia do Covid-19.
Palavras-chave: Escravidão
Trabalho doméstico
Mercado de trabalho
Mulheres
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DOS RECURSOS HUMANOS
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 30-Jul-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROSA, Rayane Chaves. Paralelo entre a empregada doméstica e a escravidão: a PEC das domésticas influenciou essa relação? 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RCRosa.pdf423.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.