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dc.contributor.advisorLuft, Rosangela Marina-
dc.contributor.authorCardozo, Marcela Meneses Ferreira Ribeiro-
dc.date.accessioned2023-08-04T17:32:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:57Z-
dc.date.issued2023-06-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21280-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBicicletaspt_BR
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectBike-Riopt_BR
dc.subjectEmpresa Pública de Transporte e Circulaçãopt_BR
dc.titleSistema de bicicletas compartilhadas: um comparativo entre o município do Rio de Janeiro e o de Maricápt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1510851676568870pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5032165903894010pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Tatiane Torres Castro da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5853728654810996pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa relativa ao tema da mobilidade urbana sustentável, mais especificamente o uso da bicicleta compartilhada, no município do Rio de Janeiro e de Maricá, como um meio de transporte sustentável. Esse assunto impacta diretamente diversas áreas como: mobilidade sustentável e compartilhada, papel da bicicleta e seus benefícios, Rio - Bike Itaú e Maricá - EPT vermelhinhas. O objetivo do presente estudo foi sistematizar conhecimentos sobre esse assunto com a ideia de realizar uma análise e a observação sobre os reflexos desse tema em nossa sociedade. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura técnico-científica produzida em diferentes fontes, na perspectiva de sumarizar e apresentar os resultados de diferentes pesquisas ligadas ao tema. Para esta pesquisa, levantou-se a evolução da mobilidade compartilhada ao longo de 1965 com a primeira geração, 1990 na segunda geração de compartilhamento e de 1996 aos dias de hoje a da 3ª geração, no qual encaixa os modelos de ambos municípios. A partir disto, foi traçado um panorama dos benefícios da bicicleta como um meio de transporte através de estudos de caso pelo mundo, cada um com suas particularidades. Baseado nestes fatores traçou-se um estudo comparativo do sistema Rio de Janeiro com a de Maricá dentro de número de usuários: número de bicicletas; número de estações; localização para a integração com outros meios de transporte; as distâncias a serem percorridas; e as políticas de incentivo. Esta avaliação se baseou principalmente em dados sobre o sistema de transportes da cidade, sobre o funcionamento do Bike Rio, além da comparação com os sistemas de compartilhamento de bicicletas de Maricá. Os resultados deste trabalho também permitiram entender seu uso como modal de integração além do lazer e sua localização não atendendo muitas vezes quem mais precisa. Apesar de apresentar perspectivas favoráveis para sua expansão, observou-se que o Bike Rio e a EPT Vermelhinhas ainda precisam expandir para outros bairros em seus municípios para atender de forma uniforme e aumentar o número de bicicletas e estações para evitar saturação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

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