Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/21280
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Sistema de bicicletas compartilhadas: um comparativo entre o município do Rio de Janeiro e o de Maricá
Autor(es)/Inventor(es): Cardozo, Marcela Meneses Ferreira Ribeiro
Tutor: Luft, Rosangela Marina
Resumen: Este trabalho apresenta uma pesquisa relativa ao tema da mobilidade urbana sustentável, mais especificamente o uso da bicicleta compartilhada, no município do Rio de Janeiro e de Maricá, como um meio de transporte sustentável. Esse assunto impacta diretamente diversas áreas como: mobilidade sustentável e compartilhada, papel da bicicleta e seus benefícios, Rio - Bike Itaú e Maricá - EPT vermelhinhas. O objetivo do presente estudo foi sistematizar conhecimentos sobre esse assunto com a ideia de realizar uma análise e a observação sobre os reflexos desse tema em nossa sociedade. Para tanto, foi realizada uma revisão da literatura técnico-científica produzida em diferentes fontes, na perspectiva de sumarizar e apresentar os resultados de diferentes pesquisas ligadas ao tema. Para esta pesquisa, levantou-se a evolução da mobilidade compartilhada ao longo de 1965 com a primeira geração, 1990 na segunda geração de compartilhamento e de 1996 aos dias de hoje a da 3ª geração, no qual encaixa os modelos de ambos municípios. A partir disto, foi traçado um panorama dos benefícios da bicicleta como um meio de transporte através de estudos de caso pelo mundo, cada um com suas particularidades. Baseado nestes fatores traçou-se um estudo comparativo do sistema Rio de Janeiro com a de Maricá dentro de número de usuários: número de bicicletas; número de estações; localização para a integração com outros meios de transporte; as distâncias a serem percorridas; e as políticas de incentivo. Esta avaliação se baseou principalmente em dados sobre o sistema de transportes da cidade, sobre o funcionamento do Bike Rio, além da comparação com os sistemas de compartilhamento de bicicletas de Maricá. Os resultados deste trabalho também permitiram entender seu uso como modal de integração além do lazer e sua localização não atendendo muitas vezes quem mais precisa. Apesar de apresentar perspectivas favoráveis para sua expansão, observou-se que o Bike Rio e a EPT Vermelhinhas ainda precisam expandir para outros bairros em seus municípios para atender de forma uniforme e aumentar o número de bicicletas e estações para evitar saturação.
Materia: Bicicletas
Mobilidade urbana
Desenvolvimento sustentável
Bike-Rio
Empresa Pública de Transporte e Circulação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS::TRANSPORTE E TRAFEGO URBANO E REGIONAL
Unidade de producción: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 26-jun-2023
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MMFRCardozo.pdf707.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.