Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21284
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Paulo Cezar | - |
dc.contributor.author | Cosenza, Monique Ferruccio | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T20:44:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-06-09 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21284 | - |
dc.description.abstract | This work presents a construction of a visual memory proposal, from three years of photographic records, in the Occupation Solano Trindade, an urban occupation, of the National Movement of Struggle for Housing in Rio de Janeiro. For this, it rescues the origin of the photographic relevance as an academic product, discusses material culture concepts, problematizes the researcher's relationship with his own photographic work and exposes the visibility importance of spaces for struggle in Brazil.Também disponível on-line. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cultura Material | pt_BR |
dc.subject | Movimento Social | pt_BR |
dc.subject | Fotografia | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Ocupação urbana | pt_BR |
dc.title | Registros em fragmentos: uma memória em construção | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3576448429815291 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Benvindo, Vitor | - |
dc.contributor.referee2 | Lago, Luciana | - |
dc.contributor.referee3 | Chedid, Flávio | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho desenvolve uma proposta de construção de memória visual, a partir de três anos de registros fotográficos, na Ocupação Solano Trindade, uma ocupação urbana, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Para isso, resgata a origem da importância da fotografia como produto acadêmico, discute conceitos de cultura material, para defesa da hipótese de pesquisa levantada, problematiza a relação do pesquisador com a sua própria obra fotográfica e expõe a importância da visibilidade dos espaços de luta, frente às adversidades enfrentadas pelos movimentos sociais no Brasil, nos últimos anos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Responsabilidade Social | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologia para o Desenvolvimento Social |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MoniqueFerruccioCosenza.pdf | 8.88 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.