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http://hdl.handle.net/11422/21287
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Addor, Felipe | - |
dc.contributor.author | Pereira, Carla Danielle dos Santos São Bento | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-04T20:49:42Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:02:27Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21287 | - |
dc.description.abstract | This study aims at analyzing the way the changes which happened in the beginning of the 21st century, with the public politics’ implementation of university education with PCCTAE and REUNI, has interfered in the work relationships and in the process of the public servers’ functional development, especially in the UFRJ, a centenary university which, due to this reason, brings peculiarities in the composition of its staff. The research has investigated how the university can ensure institutional conditions so that administrative technicians can take part in the management in all levels, being collaborative with the improvement of the service provided to the citizen and also being active in the accomplishment of the institutional goals. In this perspective, it is relevant to make sure that the collective of workers are able to organize the university in a way that they can supply visibility to the work developed by the UFRJ administrative technician servers, constituting and fostering collective opportunities of discussing, being sure that this practice has a relevant potential of transformation in the job environment, through the collective fortification and the workers’ autonomy, highlighting the technicians’ protagonism within the other servers of the institution, who can overcome the hierarchical management , that in many times is part of the university’s work organization. The methodology applied in this study was based on a bibliography revision, a data survey and on a legislation analysis, together with the other ways of collecting data in a qualitative approach, such as: the semi-structured interviews with the managers, former managers and the administrative technicians of the university connected with other related areas of this research. When promoting the career development of the administrative technician’s potentialities, considering them fundamental actors in the composition of the university’s social community, the university contributes to redefine the public university, through a broad proposal of equal participation itself, rethinking the university in autonomous and democratic basis, whose production becomes fairer and less unequal. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Gestão de pessoal | pt_BR |
dc.title | A gestão de pessoal como estratégia de desenvolvimento e valorização dos técnicos-administrativos em educação da UFRJ | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0042041791764364 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Webering, Susana Iglesias | - |
dc.contributor.referee1 | Alvear, Celso Alexandre de Souza | - |
dc.contributor.referee2 | Camenietzki, Eleonora Ziller | - |
dc.contributor.referee3 | Hardoim, Roberta Lopes Alfradique | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação se propôs a analisar como as mudanças que ocorreram no início do século XXI, com a implementação de políticas públicas voltadas para o ensino superior, como o PCCTAE e o REUNI, interferiram nas relações de trabalho e no processo de desenvolvimento funcional dos servidores, em especial na UFRJ, uma universidade centenária e que por essa razão traz características muito singulares na composição do seu quadro funcional. Esta pesquisa investigou como a universidade pode garantir as condições institucionais, para que os técnicos-administrativos participem da gestão em todos os níveis, colaborando com a melhoria dos serviços prestados ao cidadão e participando ativamente no cumprimento dos objetivos institucionais. Dentro dessa perspectiva, é importante que o coletivo de trabalhadores seja capaz de organizar a universidade, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido pelos servidores técnico-administrativos da UFRJ, constituindo e fomentando espaços coletivos de discussão, entendendo que essa prática tem um grande potencial de transformação nos ambientes de trabalho, a partir do fortalecimento dos coletivos e da afirmação da autonomia dos trabalhadores, ressaltando o protagonismo dos técnicos junto aos demais servidores da instituição que poderão superar a gestão verticalizada que, muitas vezes, marca a organização do trabalho na universidade. A metodologia aplicada nesse estudo foi a revisão bibliográfica, utilizando-se da pesquisa documental e bibliográfica, do levantamento de dados e da análise da legislação, aliada a outros métodos de coleta de dados, com uma abordagem qualitativa, como a realização de entrevistas semiestruturadas com gestores, ex-gestores e técnicosadministrativos da Universidade vinculados às áreas afins da pesquisa. Ao promover o desenvolvimento das potencialidades dos ocupantes da carreira dos técnicos-administrativos, considerando-os atores fundamentais na composição do tecido social universitário, a instituição contribui para a redefinição da universidade pública, através de uma proposta ampla de participação igualitária no seu interior, repensando a universidade em bases autônomas e democráticas, cuja produção venha a servir para uma sociedade mais justa e menos desigual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Tecnologia para o Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Tecnologia para o Desenvolvimento Social |
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