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dc.contributor.advisorTilio, Rogério Casanovas-
dc.contributor.authorPasini, Stéphanie Moura Ponce-
dc.date.accessioned2023-08-07T12:49:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:40Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21293-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectGêneros discursivospt_BR
dc.subjectLetramento críticopt_BR
dc.titleRedes sociais, Bakhtin e o ensino de inglês: aliando a teoria bakhtiniana de gêneros discursivos ao letramento crítico através de uma proposta de escrita de um projeto temático de multiletramentos críticos no CLAC/UFRJpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4176886574555470pt_BR
dc.description.resumoNo contexto global atual, a língua inglesa desempenha um papel fundamental de língua franca (CANAGARAJAH, 2006), permitindo o contato entre diferentes culturas e discursos. Nesse contexto, torna-se crucial que seu ensino extrapole o âmbito estritamente linguístico e concentre-se na construção de um letramento crítico (TILIO, 2015, 2019), que conscientize os alunos que a linguagem é uma forma de (inter)ação social (MOITA LOPES, 2008) e, como toda forma de conhecimento, ideológica. Este estudo examina como um material didático de inglês, produzido no projeto CLAC/Inglês da UFRJ e concebido à luz da Pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2015, 2019) sendo parte de um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (MARTINS; SAMPAIO; TILIO, 2021; SAMPAIO, 2021), promove o letramento crítico a partir da análise de gêneros do discurso, segundo a perspectiva de Bakhtin (2016 [1952-53]). Levando em conta as particularidades do texto digital, foco do material analisado, a teoria bakhtiniana é complementada pelo conceito de multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2021 [1996]) e hipertexto (KOCH, 2007). De modo geral, observou-se que todas as etapas do material incorporaram diferentes aspectos do conceito bakhtiniano de gêneros do discurso, seguindo o roteiro sugerido por Volóchinov (2018 [1929]), levando em consideração as diferentes semioses do gênero digital trabalhado e seu contexto, e assim instigaram a análise crítica da linguagem como uma forma de ler e agir no mundo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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