Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21293
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Tilio, Rogério Casanovas | - |
dc.contributor.author | Pasini, Stéphanie Moura Ponce | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-07T12:49:06Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:40Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21293 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Letramento crítico | pt_BR |
dc.title | Redes sociais, Bakhtin e o ensino de inglês: aliando a teoria bakhtiniana de gêneros discursivos ao letramento crítico através de uma proposta de escrita de um projeto temático de multiletramentos críticos no CLAC/UFRJ | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4176886574555470 | pt_BR |
dc.description.resumo | No contexto global atual, a língua inglesa desempenha um papel fundamental de língua franca (CANAGARAJAH, 2006), permitindo o contato entre diferentes culturas e discursos. Nesse contexto, torna-se crucial que seu ensino extrapole o âmbito estritamente linguístico e concentre-se na construção de um letramento crítico (TILIO, 2015, 2019), que conscientize os alunos que a linguagem é uma forma de (inter)ação social (MOITA LOPES, 2008) e, como toda forma de conhecimento, ideológica. Este estudo examina como um material didático de inglês, produzido no projeto CLAC/Inglês da UFRJ e concebido à luz da Pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2015, 2019) sendo parte de um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (MARTINS; SAMPAIO; TILIO, 2021; SAMPAIO, 2021), promove o letramento crítico a partir da análise de gêneros do discurso, segundo a perspectiva de Bakhtin (2016 [1952-53]). Levando em conta as particularidades do texto digital, foco do material analisado, a teoria bakhtiniana é complementada pelo conceito de multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2021 [1996]) e hipertexto (KOCH, 2007). De modo geral, observou-se que todas as etapas do material incorporaram diferentes aspectos do conceito bakhtiniano de gêneros do discurso, seguindo o roteiro sugerido por Volóchinov (2018 [1929]), levando em consideração as diferentes semioses do gênero digital trabalhado e seu contexto, e assim instigaram a análise crítica da linguagem como uma forma de ler e agir no mundo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SMPPasini.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.