Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/21293
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Redes sociais, Bakhtin e o ensino de inglês: aliando a teoria bakhtiniana de gêneros discursivos ao letramento crítico através de uma proposta de escrita de um projeto temático de multiletramentos críticos no CLAC/UFRJ |
Autor(es)/Inventor(es): | Pasini, Stéphanie Moura Ponce |
Orientador: | Tilio, Rogério Casanovas |
Resumo: | No contexto global atual, a língua inglesa desempenha um papel fundamental de língua franca (CANAGARAJAH, 2006), permitindo o contato entre diferentes culturas e discursos. Nesse contexto, torna-se crucial que seu ensino extrapole o âmbito estritamente linguístico e concentre-se na construção de um letramento crítico (TILIO, 2015, 2019), que conscientize os alunos que a linguagem é uma forma de (inter)ação social (MOITA LOPES, 2008) e, como toda forma de conhecimento, ideológica. Este estudo examina como um material didático de inglês, produzido no projeto CLAC/Inglês da UFRJ e concebido à luz da Pedagogia do Letramento Sociointeracional Crítico (TILIO, 2015, 2019) sendo parte de um Projeto Temático de Multiletramentos Críticos (MARTINS; SAMPAIO; TILIO, 2021; SAMPAIO, 2021), promove o letramento crítico a partir da análise de gêneros do discurso, segundo a perspectiva de Bakhtin (2016 [1952-53]). Levando em conta as particularidades do texto digital, foco do material analisado, a teoria bakhtiniana é complementada pelo conceito de multiletramentos (GRUPO DE NOVA LONDRES, 2021 [1996]) e hipertexto (KOCH, 2007). De modo geral, observou-se que todas as etapas do material incorporaram diferentes aspectos do conceito bakhtiniano de gêneros do discurso, seguindo o roteiro sugerido por Volóchinov (2018 [1929]), levando em consideração as diferentes semioses do gênero digital trabalhado e seu contexto, e assim instigaram a análise crítica da linguagem como uma forma de ler e agir no mundo. |
Palavras-chave: | Gêneros textuais Gêneros discursivos Letramento crítico |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Unidade produtora: | Faculdade de Letras |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2023 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Letras - Inglês |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SMPPasini.pdf | 2.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.