Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21304
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Discriminação intertemporal de preços sob preferências temporalmente inconsistentes
Autor(es)/Inventor(es): Exel, Guilherme Sohnlein
Orientador: Hemsley, Pedro James Frias
Resumo: Nesta monografia, é desenvolvido um modelo formal de discriminação in-tertemporal de preços com consumidores que olham para o futuro. No início do período, um monopolista que vende um bem discreto anuncia a trajetória completa dos preços futuros. Um contínuo de consumidores escolhe, a cada momento, entre comprar o bem ou adiar a compra —antecipando uma queda no preço. A escolha do consumidor está sujeita a um problema de inconsis-tência intertemporal, uma vez que cada consumidor desconta no tempo o valor do dinheiro e a utilidade do bem de formas diferentes. O problema do monopolista é tratado formalmente como um problema de controle ótimo. O princípio do máximo de Pontryagin fornece condições para encontrar as trajetórias ótimas de preços e vendas. Comenta-se o efeito das diferentes taxas de desconto na determinação das soluções.
Palavras-chave: Discriminação
Preços
Controle ótimo
Comportamento do consumidor
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 16-Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: EXEL, Guilherme Sohnlein. Discriminação intertemporal de preços sob preferências temporalmente inconsistentes. 2021. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GSExel.pdf320.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.