Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21310
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O contexto do inglês como língua franca e o letramento crítico no ensino decolonial: análise de unidade realizada para livro didático
Author(s)/Inventor(s): Garcia, Julie Amon
Advisor: Tilio, Rogério Casanovas
Abstract: Esta monografia propõe a elaboração de uma unidade pensada para um livro didático, com base na teoria do Letramento Crítico (LC), para o ensino decolonial do inglês como língua franca (ELF). Visando os estudos de Grosfoguel (2011), a unidade presente buscou apresentar um material que promovesse a formação crítica dos alunos por meio de discussões acerca do papel da literatura e da arte. Além disso, a unidade almejou propor atividades que engajassem os alunos como participantes ativos no processo de construção de sentido (JORDÃO, 2016), afastando-se do aprendizado mecânico. Para isso, o trabalho levou em consideração as mudanças no cenário do inglês como língua global (CRYSTAL, 2003) até chegar ao status de língua franca, deixando de lado a crença do inglês pertencente ao nativo (JENKINS, 2007). Nesse sentido, a unidade fundamenta-se também nos estudos de hooks (2013), sobre a pedagogia engajada, bem como Cervetti (2001) e Tilio (2017), para a compreensão do Letramento Crítico. O objetivo primordial do trabalho é auxiliar na construção de uma pedagogia que resulte na verdadeira transformação de pensamento, por meio de uma visão crítica e reflexiva do mundo.
Keywords: Língua inglesa
Estudo e ensino
Letramento crítico
Livro didático
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Inglês

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAGarcia.pdf4.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.