Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21310
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O contexto do inglês como língua franca e o letramento crítico no ensino decolonial: análise de unidade realizada para livro didático
Autor(es)/Inventor(es): Garcia, Julie Amon
Orientador: Tilio, Rogério Casanovas
Resumo: Esta monografia propõe a elaboração de uma unidade pensada para um livro didático, com base na teoria do Letramento Crítico (LC), para o ensino decolonial do inglês como língua franca (ELF). Visando os estudos de Grosfoguel (2011), a unidade presente buscou apresentar um material que promovesse a formação crítica dos alunos por meio de discussões acerca do papel da literatura e da arte. Além disso, a unidade almejou propor atividades que engajassem os alunos como participantes ativos no processo de construção de sentido (JORDÃO, 2016), afastando-se do aprendizado mecânico. Para isso, o trabalho levou em consideração as mudanças no cenário do inglês como língua global (CRYSTAL, 2003) até chegar ao status de língua franca, deixando de lado a crença do inglês pertencente ao nativo (JENKINS, 2007). Nesse sentido, a unidade fundamenta-se também nos estudos de hooks (2013), sobre a pedagogia engajada, bem como Cervetti (2001) e Tilio (2017), para a compreensão do Letramento Crítico. O objetivo primordial do trabalho é auxiliar na construção de uma pedagogia que resulte na verdadeira transformação de pensamento, por meio de uma visão crítica e reflexiva do mundo.
Palavras-chave: Língua inglesa
Estudo e ensino
Letramento crítico
Livro didático
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Unidade produtora: Faculdade de Letras
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Letras - Inglês

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