Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21319
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vaz Júnior, Carlos André | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Vanessa Karoline Teixeira Lins de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T15:58:16Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vanessa Karoline Teixeira Lins de. Trinta anos depois do acidente de Piper Alpha: análise do impacto das lições aprendidas. 2017. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21319 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Prevenção de acidentes | pt_BR |
dc.subject | Segurança em instalações industriais | pt_BR |
dc.subject | Plataformas offshore | pt_BR |
dc.subject | Piper Alpha | pt_BR |
dc.title | Trinta anos depois do acidente de Piper Alpha: análise do impacto das lições aprendidas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1862808949097711 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6301980851624779 | pt_BR |
dc.description.resumo | O acidente na plataforma offshore de petróleo Piper Alpha, no Mar do Norte, na Europa, em 1988, foi um dos maiores desastres ocorridos na indústria de óleo e gás mundial. Cento e sessenta e sete pessoas faleceram e os prejuízos financeiros foram da ordem de 3,4 bilhões de dólares. Esse acidente mudou a forma como a indústria lida com a área de segurança, pois os erros cometidos em Piper Alpha podiam ser também encontrados em diversos outros ramos industriais. A partir dos relatórios, observa-se que a segurança em Piper Alpha era negligenciada pelos gestores e falhas graves já eram cometidas anos antes do acidente. Evidenciou-se que o acidente estava intimamente relacionado a erros humanos: ligados ao sistema de permissão para trabalho, à falta de treinamento para emergências e ao sistema de gestão de risco da empresa Occidental. Várias medidas foram tomadas após o acidente, alterando a legislação vigente no Reino Unido em relação às instalações offshore e obrigando as empresas operadoras a fazerem mudanças estruturais e em seus sistemas de gestão de segurança. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VKTLOliveira.pdf | 921.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.