Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21320
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Intertextualidade e as fronteiras do ser: uma análise da intertextualidade presente no conto O belo adormecido |
Author(s)/Inventor(s): | Cunha, Catarine de Souza |
Advisor: | Faria, Ângela Beatriz de Carvalho |
Co-advisor: | Faria, Maria Lucia Guimarães de |
Abstract: | Este trabalho pretende estabelecer as relações intertextuais presentes no corpus de análise O Belo Adormecido, de Lídia Jorge, explicitar o diálogo com as obras: A Bela Adormecida, de Perrault e dos irmãos Grimm, a ressonância de Hamlet, de Shakespeare, o “ser ou não ser, eis a questão” e Orlando, de Virginia Woolf. Para isso, baseou-se nos conceitos de intertextualidade postulados por Bakhtin (1979), Kristeva (1974), Barthes (2004), Samoyault (2008) e Cavalcante (2017). Objetiva-se, assim, discutir como essas relações dialógicas são justapostas pela autora ao longo da obra e corroboram para a construção de sentido e para desvelar questões sociais atuais, refletidas a partir das personagens de Jorge na narrativa. Dessa forma, a partir da intertextualidade ou o diálogo entre textos de diferentes épocas, serão elucidadas questões referentes à inversão de papéis preestabelecidos impostos à figura masculina e feminina, o desejo das personagens de “ser” e “estar”, a construção do ser, a construção da identidade, sexualidade e androginia. |
Keywords: | Literatura brasileira Intertextualidade Sexualidade Androginia |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
Production unit: | Faculdade de Letras |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2023 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Letras - Inglês |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CSCunha.pdf | 438.81 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.