Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21334
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo para implantação de um ginásio poliesportivo ecoeficiente e acessível no polo universitário do município de Macaé/RJ
Author(s)/Inventor(s): Souza Júnior, Antônio Roberto Barcelos de
Advisor: Nascimento, Monique Amaro de Freitas Rocha
Co-advisor: Knopp, Leandro Tomaz
Abstract: Mesmo sendo de grande importância para a sociedade, socialmente e economicamente, o setor da construção civil apresenta desafios, como processos ineficientes e consumo excessivo de materiais. A falta de consciência ecológica resultou em graves danos ambientais ao longo dos anos por este setor. O presente trabalho explora a falta que um local propício para a prática de atividades físicas faz na Cidade universitária do Município de Macaé atrelado com a construção consciente e acessível de edificações. Primeiramente foi feito um levantamento de tecnologias, materiais e processos para a construção de um ginásio que possibilite o conforto térmico aos usuários. Após isso houve uma visita ao local do terreno que serve de base para esse estudo que por fim permitiu a modelagem do ginásio através de softwares computacionais. O estudo conclui que novas técnicas e materiais sustentáveis podem ser utilizados como solução para o conforto térmico, além de alcançar alguns Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o que diz respeito ao Consumo e Produção sustentáveis.
Keywords: Ginásios (esporte)
Sustentabilidade
Acessibilidade
Conforto térmico
Cidade Universitária (Macaé)
Gyms
Sustainability
Accessibility
Thermal comfort
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL
Production unit: Instituto Politécnico
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 14-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SOUZA JUNIOR, Antônio Roberto Barcelos de. Estudo para implantação de um ginásio poliesportivo ecoeficiente e acessível no polo universitário do município de Macaé/RJ. 2023. 144 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Instituto Politécnico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Macaé, 2023.
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARBSouzaJr.pdf6.92 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.