Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/21340
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Rastreando a intolerância online: um estudo sobre a hashtag #VirusChines
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Beatriz Pereira
Orientador: Prevedello, Carine
Resumo: A monografia analisa a hashtag #viruschines, investigando um fenômeno de linchamento virtual contra chineses durante a pandemia de Covid-19. Utilizando o método de análise crítica do discurso, o estudo examina o discurso presente nas interações online relacionadas à hashtag, buscando identificar padrões e formas de estigmatização e discriminação. O objetivo é compreender como a disseminação de informações e a construção discursiva contribuem para a criação e ampliação de um ambiente hostil e prejudicial. Ao explorar os elementos linguísticos e retóricos utilizados nas postagens, o trabalho busca trazer insights sobre a dinâmica do linchamento virtual, suas motivações e consequências. A pesquisa contribui para a compreensão dos impactos negativos da xenofobia e da disseminação de ódio nas redes sociais.
Palavras-chave: Intolerância
Pandemia
Twitter
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 21-Jul-2023
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BASTOS, Beatriz Pereira. Rastreando a intolerância online: um estudo sobre a hashtag #VirusChines. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Aparece nas coleções:Comunicação - Radialismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BBastos.pdf476.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.