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dc.contributor.advisorTavares Junior, Frederico Augusto-
dc.contributor.authorLucena, Mariana Alves de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-08-11T19:30:03Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:24Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.identifier.citationLUCENA, Mariana Alves de Oliveira. O papel da comunicação verde na construção da marca com apelo ecológico: o caso Bars Over Bottles. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21341-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectBars Over Bottlespt_BR
dc.titleO papel da comunicação verde na construção da marca com apelo ecológico: o caso Bars Over Bottlespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Refkalefsky, Eduardo-
dc.contributor.referee2Abreu, Clara Leitão-
dc.description.resumoA sociedade contemporânea parece ser atravessada pela “tendência verde”. Posicionar-se como ecofriendly parece agregar valor à marca e construir para a empresa uma imagem ecologicamente correta. Diante desse cenário, esta pesquisa teve como objetivo geral entender o papel da comunicação verde na construção de marcas com apelo ecológico. Como objetivos específicos, buscou-se observar a comunicação verde da marca Bars Over Bottles a partir do objeto de estudo proposto — as 187 postagens do Instagram da marca no ano de 2022, examinar como ela se manifesta e perceber como as análises se relacionam com o referencial teórico abordado. Para alcançar os objetivos, a metodologia da pesquisa escolhida foi a pesquisa qualitativa, com ênfase na revisão bibliográfica para explorar os conceitos afins, e a análise de conteúdo de Bardin (1997), para examinar o objeto. Como resultados, as pistas apontaram para o entendimento de que a comunicação verde é a ferramenta estratégica que constrói e fixa na mente dos consumidores a imagem de empresa ambientalmente sustentável. E, na análise da Bars Over Bottles, percebeu-se que sua comunicação verde se manifesta, sobretudo, a partir de uma narrativa que exalta os benefícios que os produtos da marca oferecem à saúde, bem-estar e/ou à natureza, conforme visto na bibliografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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