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dc.contributor.advisorSilva, Rita de Cassia de Oliveira e-
dc.contributor.authorCiodaro, Ingrid Santos-
dc.date.accessioned2023-08-14T12:54:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:06Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21349-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetramento racialpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleEducação antirracista e letramento racial crítico: percepções sobre a educação para as relações étnico-raciais na rede pública municipal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5221739281762579pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6292100898704989pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Bernardo Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0313357599976003pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo investigar se há o desenvolvimento do tema das relações étnico-raciais em escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, foi aplicado um questionário com professoras/es dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e professoras/es de Língua Portuguesa dos anos finais (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o propósito de averiguar a compreensão das leis, a formação docente e a presença do tema no espaço escolar, visando observar principalmente o desenvolvimento da agenda antirracista na educação pública pela ótica do letramento racial. Os conceitos do grupo “modernidade/colonialidade”, da Teoria Racial Crítica e de Multiletramentos formam a base teórica deste trabalho. Por fim, como resultado, observou-se que o questionário revelou a necessidade de políticas públicas que proporcionem formação às professoras e aos professores da educação básica para o tema das relações etnico-raciais, visto que, infelizmente, a falta dela, ou seja, a falta de letramento racial contribui para a manutenção de discursos dominantes enraizados na sociedade brasileira que naturalizam a experiência da escravidão e colonização.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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