Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/21349
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Rita de Cassia de Oliveira e | - |
dc.contributor.author | Ciodaro, Ingrid Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T12:54:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:01:06Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/21349 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Letramento racial | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Educação antirracista e letramento racial crítico: percepções sobre a educação para as relações étnico-raciais na rede pública municipal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5221739281762579 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6292100898704989 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Bernardo Carvalho | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0313357599976003 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo investigar se há o desenvolvimento do tema das relações étnico-raciais em escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, foi aplicado um questionário com professoras/es dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e professoras/es de Língua Portuguesa dos anos finais (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o propósito de averiguar a compreensão das leis, a formação docente e a presença do tema no espaço escolar, visando observar principalmente o desenvolvimento da agenda antirracista na educação pública pela ótica do letramento racial. Os conceitos do grupo “modernidade/colonialidade”, da Teoria Racial Crítica e de Multiletramentos formam a base teórica deste trabalho. Por fim, como resultado, observou-se que o questionário revelou a necessidade de políticas públicas que proporcionem formação às professoras e aos professores da educação básica para o tema das relações etnico-raciais, visto que, infelizmente, a falta dela, ou seja, a falta de letramento racial contribui para a manutenção de discursos dominantes enraizados na sociedade brasileira que naturalizam a experiência da escravidão e colonização. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ISCiodaro.pdf | 300.44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.