Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21349
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação antirracista e letramento racial crítico: percepções sobre a educação para as relações étnico-raciais na rede pública municipal do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Ciodaro, Ingrid Santos
Advisor: Silva, Rita de Cassia de Oliveira e
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo investigar se há o desenvolvimento do tema das relações étnico-raciais em escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro. Tendo como base as leis 10.639/03 e 11.645/08, foi aplicado um questionário com professoras/es dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e professoras/es de Língua Portuguesa dos anos finais (6º ao 9º ano) da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com o propósito de averiguar a compreensão das leis, a formação docente e a presença do tema no espaço escolar, visando observar principalmente o desenvolvimento da agenda antirracista na educação pública pela ótica do letramento racial. Os conceitos do grupo “modernidade/colonialidade”, da Teoria Racial Crítica e de Multiletramentos formam a base teórica deste trabalho. Por fim, como resultado, observou-se que o questionário revelou a necessidade de políticas públicas que proporcionem formação às professoras e aos professores da educação básica para o tema das relações etnico-raciais, visto que, infelizmente, a falta dela, ou seja, a falta de letramento racial contribui para a manutenção de discursos dominantes enraizados na sociedade brasileira que naturalizam a experiência da escravidão e colonização.
Keywords: Letramento racial
Educação antirracista
Racismo
Ensino e aprendizagem
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ISCiodaro.pdf300.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.