Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21388
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Se com estudo é difícil, imagina sem estudo?”: trajetórias educacionais, expectativas escolares e estratégias educativas de famílias de camadas populares da cidade do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Fonseca, Andressa Folly
Advisor: Prado, Ana Pires do
Abstract: O presente trabalho resulta da minha atuação como bolsista de Iniciação Científica, tanto pelo PIBIC quanto pelo CNPq, no Laboratório de Pesquisa em Oportunidades Educacionais (LaPOpE/FE/UFRJ) entre os anos de 2019 e 2022. Ele vincula-se ao projeto de pesquisa “As trajetórias estudantis no Rio de Janeiro: do ensino fundamental ao ensino médio”, cujo objetivo era analisar as trajetórias escolares de 52 estudantes de duas regiões da cidade do Rio de Janeiro – Zona Sul e Zona Norte – ao longo do ensino fundamental e seus ingressos, ou não, no ensino médio. Por isso, há entrevistas realizadas com 17 responsáveis em dois momentos da escolarização dos estudantes: na transição do 5º ano para o 6º ano do ensino fundamental (2012- 2013) e na transição do 9º ano do ensino fundamental para o 1º ano do ensino médio (2017- 2018). O objetivo geral desta monografia é compreender como as expectativas escolares e estratégias educativas de famílias de camadas populares da Zona Sul e da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro se constroem e se articulam diante dos perfis e trajetórias educacionais dos estudantes. Para isso, são utilizadas as entrevistas realizadas com seus familiares com os objetivos de: i) discutir os conceitos de trajetórias educacionais, expectativas escolares e estratégias educativas a partir da análise do cenário das camadas populares; ii) mapear os perfis socioeconômicos e educacionais, as expectativas escolares e as estratégias educativas dos responsáveis em relação aos dois momentos da escolarização dos estudantes; iii) identificar as mudanças e permanências dessas expectativas escolares e estratégias educativas, considerando o perfil e a trajetória dos estudantes desde o início do ensino fundamental; iv) fazer aproximações e distanciamentos entre os perfis e trajetórias educacionais dos estudantes, expectativas escolares e estratégias educativas adotadas pelos responsáveis nos dois momentos. Os resultados indicam que as expectativas escolares e estratégias educativas das famílias apresentaram mais permanências que mudanças, e que, apesar dos responsáveis terem uma escolaridade menor que seus filhos, possuíam altas expectativas sobre a escolaridade deles em ambos os momentos da pesquisa. Com a evidência da construção de expectativas dos responsáveis sobre a escolarização dos estudantes e da articulação concreta de estratégias educativas, inclusive referentes ao shadow education system, há o questionamento do argumento da omissão parental e da homogeneidade das camadas populares (LAHIRE, 1997; ZAGO, 2000; RESENDE, 2012; CORRÊA DE MELO, 2018), o que possibilita perceber o “sentido do jogo” (BRANDÃO; LELLIS, 2003) presente entre as famílias.
Keywords: Educação e sociedade
Famílias
Educação popular
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 31-Jul-2023
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: FONSECA, Andressa Folly. “Se com estudo é difícil, imagina sem estudo?”: trajetórias educacionais, expectativas escolares e estratégias educativas de famílias de camadas populares da cidade do Rio de Janeiro. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFonseca.pdf450.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.