Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/21390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorPereira, Rita de Cassia Lucas de Ávila-
dc.date.accessioned2023-08-15T19:06:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:06Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationPEREIRA, Rita de Cassia Lucas de Ávila. Encontros interativos: a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/21390-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInteração socialpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEducação e aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleEncontros interativos: a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoO projeto de extensão Encontros Interativos, coordenado pela professora Irene Giambiagi, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destina-se a estudantes da rede pública de uma escola selecionada na região da Zona Sul do Rio de Janeiro, auxiliando estudantes com dificuldades no processo de alfabetização, inclusive com defasagem idade série, atendendo em 2019 a dois grupos de alunos, 12 pertencentes ao 2º ano, e 12 ao 4º do primeiro segmento do ensino fundamental. O objetivo geral que direcionou a elaboração desta pesquisa monográfica foi analisar teoricamente a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino aprendizagem no Projeto Encontros Interativos por meio das vivências de uma professora em formação durante o ano de 2019. No primeiro capítulo apresenta se uma breve história do projeto, explica-se como as turmas são formadas e enfatiza-se a importância da extensão universitária. No segundo capítulo destaca-se a caracterização da escola e apresenta-se a sua posição na avaliação externa do IDEB. No terceiro capítulo analisa-se a importância da afetividade e das múltiplas linguagens no processo de ensino-aprendizagem, ressaltando-se o potencial desse projeto na aprendizagem dos estudantes, com relatos de atividades das quais a autora participou, descrevendo-se como eram desenvolvidas as múltiplas linguagens no cotidiano do projeto. Os principais autores que nortearam a escrita deste trabalho monográfico foram: Henri Wallon, Paulo Freire, Regina Leite Garcia, Maria Vitória Mamede Maia e Regina Zilberman.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RPereira.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.